Imprimir gastando menos folhas é benéfico ao bolso e ao meio ambiente. Para isso, há uma série de dicas básicas que ajudam a reduzir o consumo de papel e, consequentemente, a ter uma relação mais harmônica com a natureza. Confira neste tutorial algumas orientações interessantes:
Fique em paz com a natureza otimizando as impressões (Foto: Reprodução/ papeisdeparedehd)
Seja econômico
Faça a impressão apenas do que é necessário. Documentos que precisam de cópia física, comprovantes e contratos valem o papel gasto. O que puder ficar no computador, digitalizado, é melhor deixar assim.
Diminua as margens
Você tem um programa editor de textos como o Microsoft Word? Confira o passo a passo logo abaixo. Outros editores de texto, como o Open Office, também permitem a diminuição de margens para economia de papel.
Passo 1. Abra o programa e vá na opção “Layout da Página”.
Passo 2. Selecione a opção “Margens” e diminua o tamanho.
Passo 3. A mudança de 2,5 cm x 3 cm para 1,27 cm x 1,27 cm permite mais caracteres por folha, o que pode te ajudar a economizar papel nas impressões.
Mudança de margens pode poupar a impressão de folhas desnecessárias (Foto: Reprodução/Pedro Zambarda)
Impressão dos dois lados diminui gasto
Imprima folhas frente e verso. Se o software da sua impressora tiver esse recurso, ele reduz pela metade as despesas com papel.
Passo 1. No Word, vá no Botão Office e clique na opção “Imprimir”.
Passo 2. Vá em “Propriedades” da impressora e, na aba “Acabamentos”, selecione “Imprimir em ambos os lados”. O volume de papéis cai 50% com essa atitude.
Como imprimir frente e verso no Microsoft Word (Foto: Reprodução/Pedro Zambarda)
Mude as fontes das letras
Alterne fontes ao longo do texto, selecionando uma que deixe o bloco de palavras mais compacto e o título mais bonito.
Passo 1. No Word, assim que você abrir o programa, a opção de fonte estará do lado esquerdo ao tamanho da letra.
Passo 2. Selecione e visualize o design de cada letra que pode ser escolhida. Se você utilizar tipos diferentes de letra em um mesmo documento, pode economizar espaço em grandes textos.
Passo 3. Uma opção também é caprichar nos títulos e nos intertítulos com uma fonte mais bonita.
Fontes distintas podem te ajudar a economizar espaço e caprichar em títulos (Foto: Reprodução/Pedro Zambarda)
Cuide do espaçamento
Diminua o tamanho da fonte e o espaçamento entre caracteres. Isso ajuda a economizar papel sem mexer na fonte. De acordo com a ABNT, 1,5 cm é o padrão para trabalhos universitários. No entanto, sempre que puder, use menos para economizar papel com caracteres menores. A opção de “Espaçamento” do Word está no menu “Início”. Clique lá e diminua o tamanho entre linhas até o mínimo possível.
Espaçamento e tamanho de fonte podem ajudar a poupar o meio ambiente (Foto: Reprodução/Pedro Zambarda)
Use notas no rodapé das folhas
Notas de rodapé contribuem para deixar o texto menor, além de construir uma leitura mais dinâmica. No Word, vá na opção “Referências” e selecione “Inserir Nota de Rodapé”. Neste menu separado, você define se utiliza números ou letras.
Notas de rodapé podem deixar o texto menor, também (Foto: Reprodução/Pedro Zambarda)
Use material reciclado
Utilize folhas recicladas sempre que puder. Papel reaproveitado diminui o desmatamento de árvores novas, lembre-se sempre disso. O pacote com 500 folhas recicladas da marca Chamex, por exemplo, sai por uma faixa de preço entre R$ 15 e R$ 20.
E ai, tem mais alguma informação para poupar papéis e ajudar o ecossistema? Não deixe de comentar.
Via Digital Trends, Tech Tudo.
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