Embora anunciada extraoficialmente, a nova atualização do Google, denominada Pigeon Update, que prevê o refinamento dos resultados de busca pela localização do usuário, já tem impactado o posicionamento de empresas, sobretudo da área de serviços, no buscador.
Lançada no dia 24 de julho, com o anúncio do site Search Engine Land, uma espécie de porta-voz não oficial do Google no que se refere a notícias e novidades sobre SEO e Marketing de Busca em geral, o Pigeon já tem alterado os resultados de buscas locais nos Estados Unidos, com melhora no posicionamento de diretórios serviços locais, como o Yelp, Trip Advisor e Urban Spoon, sites que trabalham fortemente seu Search Engine Optimization (SEO).
“Trata-se apenas de uma questão de tempo para começarmos a perceber mudanças no posicionamento de sites brasileiros”, afirma Raphael Simoni, analista de SEO da Conversion, maior empresa do ramo no País.
Para o especialista, donos de empresas que prestam serviços locais e que, basicamente, dependem das visitas de usuários de uma determinada região devem estar atentos a essa nova atualização do Google.
“O Pigeon Update tem o objetivo de melhorar as buscas locais, tornando-as mais relevantes e precisas, além de estarem muito mais próximas dos fatores de posicionamento das buscas orgânicas tradicionais, sendo visíveis tanto nos resultados do Google Maps como nos resultados naturais”, explica Simoni.
Segundo o Search Engine Land, o novo algoritmo recebeu o nome de Pigeon (pomba) em razão do instinto natural desta ave em saber sempre voltar para casa, seja onde ela estiver.
“O nome é muito apropriado, pois o objetivo do Google é exatamente esse: trazer resultados precisos e relevantes para o usuário que busca por algum serviço local, algo que ele saiba onde fica, quanto tempo leva para chegar até esse local e o que estão falando sobre esse serviço”, ressalta. “Do ponto de vista técnico, isso significa que será ainda mais importante a otimização dos sites para buscas locais”, complementa.
Como se adaptar ao Pingeon Update
Uma empresa que possui um tipo de serviço local, como um restaurante, um petshop ou uma loja de aluguel de carros, por exemplo, é essencial planejar uma otimização orientada às buscas de usuários localizados em torno do negócio. Estes serviços dependem exclusivamente de tráfego local e a partir de agora este tipo de busca estará muito mais refinada e inteligente.
Nesse sentido, otimizações para Local Search são obrigatórias, como marcação de dados para endereço (caso seu negócio possua uma loja física), cadastro no Google Places para Empresas, interação com os seus clientes no Google Plus, cadastro em sites relevantes e confiáveis que ofereçam serviços por localização, conteúdo relacionado à região que você atua e tantas outras possibilidades que uma estratégia criativa e inteligente pode oferecer.
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