Trocar de celular ou mesmo comprar um tablet novo requer migrar contatos, aplicativos e dados em geral para o novo gadget. Entretanto, a tarefa que parece bem simples deixa alguns usuários com a pulga atrás da orelha. Bruna Rodrigues, gerente de autoridade de uma empresa de SEO, prefere começar do zero.
“Acho complicado, principalmente quando você muda de smartphone com sistemas operacionais diferentes”, explica. Ela não está tão errada. Em seu caso, que trocou recentemente seu Galaxy S4 pelo iPhone 5C, baixar novamente os aplicativos pode ser mesmo o mais indicado, pela incompatibilidade de sistemas, mesmo que a Samsung, recentemente, tenha criado um aplicativo de transferência entre seus smartphones, compatível com o sistema do iPhone. Aliás, na mesma linha, há aplicativos que “conversam” com sistemas diferentes e fazem o serviço. Basta dar uma procurada e eles aparecerão aos montes.
No entanto, se os sistemas operacionais forem o mesmo, a solução não é tão cabeluda e trabalhosa assim. Aplicativos e as próprias lojas como iTunes ou Google Play têm à disposição do usuário espaço para armazenamento de todos os dados que estiverem em seu aparelho. O mesmo acontece com o Windows Phone (no SkyDrive) e BlackBerry (por meio do BlackBerry Link ou Desktop Manager). Com exceção do iPhone, muitos outros modelos também permitem o uso de um cartão de memória. Comprou o celular novo? Basta retirar o micro SD de um e espetar no outro. Aplicativos como o DropBox também podem ser a salvação do armazenamento e transferência de seus dados.
Aline Matos, analista de marketing, por exemplo, salva automaticamente tudo o que está em seu Sony Xperia no DropBox. “Eu tinha um Galaxy Duos e, além do que estava guardado no cartão de memória, todas as minhas fotos, contatos, aplicativos, arquivos e músicas estavam automaticamente salvos no DropBox”, conta. “Ao trocar de celular, foi só conectar o novo ao computador, acessar minha conta e transferir tudo”, complementa.
Veja abaixo um guia rápido para deixar o perrengue de lado e facilmente aproveitar o seu novo gadget com tudo o que havia no anterior:
iOS (iPhone)
Conecte o aparelho antigo em seu computador. O iTunes irá abrir e, para conferir se todos os dados foram guardados de forma correta, é legal fazer uma nova sincronização. Lembre-se de que somente os aplicativos comprados estarão armazenados. No entanto, contatos, atualizações, fotos, músicas e todo o resto poderá ser transferido. Depois de tudo conferido, basta desconectar o iPhone mais velhinho, conectar o novo e clicar em “Restaurar o backup de outro dispositivo”.
Terminada a sincronização, confira os dados e aproveite o seu novo smartphone. O mesmo procedimento pode ser feito para o seu iPod ou até mesmo para outro tablet. Dica: cuidado para não fazer isso em um computador que não está com seus dados. Além disso, lembre-se que e-mails podem ser baixados pelo novo aplicativo instalado - e por isso não são guardados no iTunes e somente os aplicativos que você comprou naquele dispositivo antigo estarão disponíveis. É legal criar um backup do backup no próprio computador ou em algum programa para armazenamento. A chance de perder algo fica quase perto do zero.
Android
Muitos celulares com o sistema Android te dão a possibilidade do cartão de memória. Se for assim, muito mais fácil! Se houver espaço, salve tudo neste pequenino e o coloque no novo celular. Entretanto, nem sempre a capacidade deste vai deixar você colocar todos os seus dados, não é mesmo? Para isso, conecte seu celular antigo em seu computador.
Acesse o Google Play. Seguindo o mesmo processo de sincronização e transferência, basta plugar o antigo, depois o novo e pronto! Tem um jeito mais fácil ainda: um app chamado Mobile Trans faz praticamente o serviço sozinho. Disponível para Windows e Mac, o aplicativo, depois de instalado em seu computador, pede que você conecte os dois celulares. Ele mesmo reconhece e abre os dois (mostrando todos os dados) com origem e destino. Basta clicar e os dados são transferidos. Dica: antes de migrar tudo, a opção Limpar dados pode ser desmarcada. Assim, você consegue conferir tudo antes de dar cabo aos dados antigos. O DropBox também pode ajudar bastante!
Windows Phone
Ao conectar o seu Nokia Lumia antigo ao computador basta salvar os arquivos no SkyDrive da Microsoft, conectar o novo aparelho (sem se esquecer de verificar se tudo realmente foi copiado e sincronizado) e mandar bala na transferência de arquivos. Há também uma opção de transferência entre os aparelhos via Bluetooth, um pouco mais trabalhosa, mas não menos eficaz. Tente também guardar os dados em seu micro SD. Mais fácil ainda!!!
BlackBerry
Conecte o aparelho antigo ao computador. Abra o Desktop Manager ou o BlackBerry Link e coloque todos os dados por lá. Basta plugar o novo aparelho e baixar o conteúdo para este. Dica: veja se os dois aparelhos estão na mesma versão atualizada para evitar algum tipo de conflito.
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.