O Google apresentou na quarta-feira (25) no Google I/O uma versão antecipada do Android L, cujo design revelou ser também a nova linguagem visual adotada para todas as plataformas. Ao mudar a aparência noAndroid, no Drive, no Chrome e no Chrome OS, a novidade chamada “Material Design”, seguirá o mesmo estilo adotado em maio na última atualização do Google+.
A nova linha de design já promete inovar produtos como Google Drive, Google Calendar e Gmail, contando com uma hierarquia simplificada, bastante cor e novos ícones e tipografias. A aposta é se inspirar em materiais e objetos do mundo real, que causam reflexos a quem os manuseia assim como a web deveria ser pensada.
Aparência do Google Calendar após mudanças nas plataformas do Google promovidas pelo "Material Design" (Foto: Reprodução/Google).
Na prática, o novo layout vai contar com novidades como: interações em terceira dimensão; aplicação de um sistema de camadas, que pulam umas em frente às outras para separar e trazer novas informações; facilidades na transição entre aplicativos em plataformas móveis, como smartphones e tablets; mais animações e feedbacks por meio de comandos touch (sensíveis ao toque).
Para apresentar os princípios da linguagem visual, o Google disponibilizou alguns postais em kits impressos entregues a participantes da conferência. Com um desenho simples e ilustrativo, os postais também continham legendas que explicavam cada um destes princípios. Confira:
Material é a metáfora
Metáfora material é a teoria que unifica espaço racional a um sistema em movimento. Nosso material é baseado em uma realidade tátil, inspirado em nosso estudo de papel e tinta e aberto à imaginação e à magia.
Superfícies são intuitivas e naturais
Superfícies e arestas fornecem pistas visuais que permeiam a nossa experiência da realidade. O uso de atributos táteis familiares dialoga com as partes mais primitivas do nosso cérebro, ajudando-nos a tomar dimensão das proporções.
Dimensão permite interação
Os fundamentos de luz, superfície e movimento são fundamentais para entender como os objetos interagem entre si. Uma iluminação realista destes objetos revela junções, separa espaços e indica as partes que podem ser movidas.
Um design adaptado
Um sistema de design único organiza os espaços e as interações. Cada elemento reflete uma visão diferente deste mesmo sistema. Toda forma de enxergar deve ser pensada sob medida para o tamanho e a interação adequada a cada dispositivo. Cores, iconografia, hierarquia e relações espaciais permanecem constantes.
O conteúdo é vivo, vigoroso e intencional
Design arrojado cria hierarquia, significado e foco. Escolhas específicas de cores, figuras de ponta a ponta, tipografia em larga escala e o uso de espaço negativo criam imersão e dão clareza.
Cores, superfície e iconografia enfatizam ações
As ações do usuário são a essência do Design de Experiência. Ações essenciais são pontos de inflexão que transformam todo o projeto. A ênfase neste aspecto faz com que uma função principal esteja imediatamente visível e se ligue a pontos de interesse do usuário.
Usuários iniciam transição
Trocas de interface derivam sua fonte de ações iniciadas pelos usuários. Animações que derivam do toque respeitam e reforçam o usuário como motor principal das transições.
Animação é coreografada em um palco compartilhado
Toda ação se passa em um único ambiente. Os objetos são apresentados ao usuário sem quebrar a continuidade da experiência, mesmo quando eles se transformam e se reorganizam entre si.
Movimento gera significado
Movimentos são significativos e adequados, servindo para concentrar a atenção e manter a continuidade. O feedback é sutil, mas perceptível. As transições são eficientes e coerentes.
Confira o vídeo que mostra uma prévia do Material Design. Mais informações podem ser lidas em inglês napágina oficial do projeto.
Via TNW, Tech Tudo.
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