Os avanços tecnológicos, agora, chegam até às lixeiras. A ECan é um projeto de um cesto de lixo inteligente desenvolvido em Nova York, nos Estados Unidos, que promete recompensar quem jogar lixo fora com uma moeda virtual que pode ser usada como dinheiro.
O dispositivo se parece com uma lixeira comum, mas é equipado com um sensor infravermelho que detecta quando alguém está jogando lixo nela. Ela possui uma tela na qual o usuário pode se identificar e um scanner de códigos de barra para saber o que está sendo jogado fora. Tudo isso energizado por painéis solares.
A lixeira é feita com um chip Raspberry Pi, painéis solares, uma bateria e uma tela touchscreen e seu custo de fabricação é de cerca de US$ 380 (aproximadamente R$ 835). Para usar a lixeira, o usuário insere um código de identificação toda vez que vai usá-la. Também será possível tirar fotos do lixo que não tem códigos de barras.
Quando alguém joga lixo fora, a ECan recompensa a pessoa com Emrals, uma moeda virtual criada especialmente para o projeto. “É uma versão mais humana da Bitcoin, já que em vez de ser conquistada com máquinas, ela é adquirida com ações no mundo real”, explica o criador da lixeira, Sean Auriti.
A ideia de Auriti é que as ECans estejam disponíveis nas ruas, fornecendo Internet e Emrals grátis (futuras versões do equipamento virão com Wi-Fi). A expectativa é que a moeda possa ser usada como se fosse dinheiro ou pelo menos garantir descontos em outros produtos.
O Emral ainda está em fase alpha. Outro uso pensado para a moeda é um usuário criar um alerta de sujeira com uma tag de geolocalização quando vê um local com lixo. Ele dá uma recompensa em Emrals, que é enviada para o usuário que limpar a sujeira.
Via Motherboard, Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.