DriveClub será um dos jogos exclusivos do PlayStation 4. O game será lançado gratuitamente para quem é assinante da PlayStation Plus. A Sony divulgou informações que mostram o motivo de tantos atraso: mais tempo para caprichar no jogo. Confira abaixo 50 detalhes impressionantes sobre DriveClub:
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Mudanças climáticas
1. Dados da NASA foram usados para mapear detalhadamente o céu noturno – você verá as estrelas e constelações corretas de acordo com o ponto do planeta onde estiver.
2. Será possível ver a aurora boreal – é possível vê-las nas pistas da Noruega, Escócia e Canadá.
3. Todas as nuvens são modeladas em 3D para assegurar a difusão correta da luz do sol. Elas são calculadas a distâncias gigantescas em uma forma completamente volumétrica. Portanto, nuvens finas produzem sombras mais fracas que nuvens de tempestades, e suas cores impactam a sensação transmitida pelos cenários e carros.
4. O céu é renderizado de forma única a cada vez que você joga. Assim como na vida real, você nunca verá o mesmo céu duas vezes. A menos que esteja jogando o modo “Desafio” de alguém, nesse caso todas as variáveis serão idênticas para assegurar um jogo justo.
5. Você pode modificar a velocidade do ciclo entre noite/dia. Há alguns circuitos que tem mais de 2 minutos por volta. Se o ciclo de 60x for selecionado, você pode ver o sol nascer duas vezes durante a corrida, por exemplo. E cada um será diferente do outro.
6. As nuvens reagem dinamicamente à velocidade do vento. Isto é convertido em velocidade do vento no nível do solo, que interage realisticamente com toda a vegetação, cabos e outros detalhes do ambiente.
7. A ondulação na superfície de lagos são diretamente ligadas a velocidade dos ventos, que afetam quão limpos são os reflexos (assim como na vida real).
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Ambientes realistas
8. Dados de alta resolução da NASA foram usados para mapear realisticamente cenários e montanhas – que foram melhorados para deixar suas belezas ainda mais aparentes para corridas em alta velocidade.
9. A equipe passou semanas em vários locais, cobrindo um mínimo de 200km por dia para sentir a atmosfera e conhecer os locais de cada país. Capturaram milhares de fotos e filmagem no caminho, sob todas as condições climáticas e em diferentes horas do dia.
10. Texturas do asfalto foram modeladas a mão. Pedras e asfalto foram colocadas em seus devidos lugares e então foram renderizadas para dar um detalhe de superfície realista com grande variedade visual e sem repetir detalhes.
11. Cada local tem uma distância de visão de até 200km no horizonte e simula até mesmo a curvatura da Terra tanto no céu quanto no terreno. Cenários distantes são construídos e completamente modelados, ao invés de ‘pintados’, para assegurar que eles também suportem os detalhes da iluminação e do céu.
12. Todas as luzes do ambiente são geradas independentemente com propriedades diferentes. A equipe fez amostras de cor e intensidade das luzes individuais de postes, casas e até de flashes de câmeras, que você poderá notar melhor nas pistas da Índia durante a noite.
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Flora e fauna: um mundo vivo
13. Algumas pistas contêm mais de 1,2 milhões de árvores – e esse número continua subindo enquanto os artistas tentem a se superar ao longo do desenvolvimento do jogo.
14. Há mais de 100 variedades de árvores, arbustos, flores, etc.
15. A vida selvagem está diretamente ligada ao ciclo noite/dia. Você verá mosquitos e borboletas somente de dia, e mariposas e morcegos somente a noite.
16. Uma das pistas da índia tem uma plantação de chá que conta com regadores que ligam e desligam em horários determinados do dia.
17.A pista do Lago Chungara (no Chile) tem 19 mil flamingos, todos agindo independentemente.
18. Procure pelas gaivotas na Escócia, corvos na Noruega, gansos no Canadá e abutres no Chile!
19. Os espectadores são colocados em pontos realistas de onde eles teriam uma boa visão da corrida. Isso é feito à mão por Neil Sproston, que é um desenhista de pistas e um entusiasta de corridas na vida real. Neil vive subindo paredes e cercas em busca de um ponto bom para observar corridas na vida real. Claro que a Evolution usou seu talento!
20. Os espectadores também se vestem de acordo com o tempo – se estiver uma noite fria, espere vê-los usando chapéus e luvas.
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Máquinas poderosas
21. Um carro comum do DriveClub é feito com cerca de 260.000 polígonos. Os detalhes incríveis dos modelos vistos nos vídeos promocionais são os mesmos dos modelos dentro do jogo.
22. Cada carro levou cerca de 7 meses para ser criado – da licença inicial, processamento de dados em CAD, produção de recursos, modelo de física, até o carro final no jogo.
23. A Evolution tirou mais de mil fotos do interior e do exterior de cada modelo de veículo como parte do material de criação.
24. A Pagani reproduz de forma simétrica as texturas da fibra de carbono no corpo dos seus carros, e até coloca seu nome nos parafusos usados. Todos esses detalhes foram reproduzidos no game.
25.Os mesmos dados em 3D CAD usados pelos engenheiros para produzir os carros nas fábricas originais foram utilizados pela equipe da Evolution para renderizar os veículos no jogo.
26. Mais de 500 tipos diferentes de materiais estão disponíveis para os designers aplicarem aos veículos.
27. Os carros têm pinturas em camadas realistas – camada base em metal ou carbono, pintura base, duas camadas de pintura metálica, e mais – e todas elas individualmente fazem parte do sistema de danos.
28. Um sistema completo de shaders é usado para simular danos. Múltiplas camadas de arranhões aparecem nas áreas mais expostas, revelando partes internas de metal ou carbono. Um modelo de mapeamento é usado para amassados, e um sistema de deformação de vértices é usado para danos severos.
29. Conforme você corre, terra e poeira se acumulam no carro, modificando sua aparência.
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
30. Reflexos e focos dinâmicos de luz em tempo real são usados para renderizar a iluminação de veículos e reflexos mais adequadamente, ao invés de efeitos obsoletos.
31. O painel do carro reflete nos vidros sob luz forte, e o exterior do carro reflete no carbono do seu interior.
32. Iluminação anisotrópica é usada para simular cada emaranhado na fibra de carbono. O padrão do carbono se altera realisticamente com o ângulo da luz e a curvatura da superfície.
33. Faróis são modelados utilizando múltiplas camadas de refletores e lentes que simulam reflexo e refração da luz das lâmpadas realisticamente.
34. Um “arco-íris” pode ser visto nos faróis, pois um filtro de interferência é usado.
35. Bordas ativas são animadas e enriquecidas de acordo com seu comportamento na vida real. O Pagani Huayra é um dos melhores exemplos disso.
36. A conversão de energia cinética em calor é modelada fisicamente para renderizar detalhadamente a cor e brilho dos discos de freio.
37.Os velocímetros foram reproduzidos fielmente em todos os carros em termos de visual, display técnico e comportamento (novamente, tudo ligados ao sistema de física do jogo).
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Sobre a parte sonora
38. Em cada modelo de veículo foram utilizados pelo menos 16 microfones para capturar autenticamente o som do motor em 360 graus, dentro e fora do carro. Alguns tinham quatro microfones só no escapamento.
39. No jogo, o som reage de acordo com sua perspectiva. Vire a câmera ao redor de um carro e o som modifica de acordo com a posição dela.
40. Nas corridas, os sons do motor mudam de acordo com qual das seis câmeras você utiliza, dentro ou fora do carro. Você não ouvirá o mesmo som de motor com um filtro – tudo é gravado separadamente.
41. As gravações foram tão realistas que a BMW e a Mercedes-Benz AMG pediram cópias para substituírem em seus bancos de dados.
42. Em muitos casos, as capturas de áudio da Evolution são as melhores (com maior definição) que existem atualmente.
43. Cada efeito sonoro foi gravado para cada ação no jogo.
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Controles e física
44.Embora não seja um simulador, o modelo de controle é baseado na física do mundo real, utilizando dados técnicos de performance fornecidos diretamente pelos fabricantes.
45.Para aperfeiçoar o desempenho de cada veículo, uma ‘estrada virtual’ é usada para checar aceleração, velocidade máxima, distribuição de peso e performance dos freios.
46. A aerodinâmica é modelada fisicamente. Por exemplo, ativar o DRS na McLaren P1 afeta o nível de força para aumentar a velocidade máxima e aceleração.
47. A Evolution trabalhou próxima da Thrustmaster para conseguir a melhor sensação em seus volantes. Quando usar um volante compatível, você sentirá um movimento 1:1 entre o volante em suas mãos e o volante dentro do jogo.
Driveclub: 50 detalhes impressionantes sobre o game (Foto: Divulgação)
Máquinas inteligentes
48.A Inteligência Artificial (IA) adapta sua tática de corrida e frenagem baseada na pressão dos jogadores ou outros motoristas. Se você estiver mais próximo deles, eles frearão mais próximos da curva.
49. A IA sempre tenta prever oportunidades baseadas na pista, desempenho do carro relativo aos oponentes e em como eles estão dirigindo.
50. Quando a IA tiver um carro com KERS (sistema de recuperação de energia cinética), eles tentarão usar essa energia estrategicamente em momentos oportunos para passar ou bloquear oponentes.
Via PlayStation Blog, Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.