Um sistema de monitoramento pode ter várias implicações para uma empresa: estratégia, concorrência, acompanhamento das tendências ou e-reputação ...
Para ser ele ser eficaz, deve ser condenado e com base em ferramentas apropriadas.
As implicações do sistema de monitoramento de informações na internet
O monitoramento de informações é uma prática que se tornou essencial para os agentes econômicos e as partes interessadas na web. Suas implicações, bem como os meios empregados, são dependentes dos objetivos à atingir.Vários tipos de alertas podem ser identificados pela empresa:
O alerta estratégico
Trata-se da observação do ambiente tecnológico, técnico e econômico da empresa. Esta abordagem holística deve ajudar o desenvolvimento da empresa.Ele também permite uma melhor reatividade da empresa face ao perigo ou a mudança.
A proliferação de ferramentas torna este alerta mais acessível para as pequenas empresas.
O alerta tecnológica, ou alerta digital
O monitoramento tecnológica pode ser um aspecto da inteligência da empresa. Mas de acordo com o negócio da empresa ou profissional, também se pode falar de tempo de espera digital. Centra-se, neste caso, em novos métodos ou novas soluções desenvolvidas em um ambiente profissional particular.Para as empresas, isso significa constantemente estar na escuta de novos padrões, novas práticas e novas ferramentas.
A Inteligência Competitiva
Inteligência Competitiva consiste no monitoramento das atividades dos concorrentes.Os objetivos são múltiplos: manter uma inspiração se mantendo atento ao que está acontecendo em outros lugares, monitorar os erros de forma a não repetir o mesmo, ouvir o mercado, monitorando os pontos fortes e fracos dos concorrentes ...
Monitoramento e-reputação
É para ficar de olho no que está sendo dito sobre a empresa ou seus serviços em toda a web. Também conhecido como a vigia da opinião, ou a imagem de espera. Com o advento da Web 2.0 e da crescente influência da mídia social, este monitoramento assume uma nova dimensão para os profissionais.Ter sucesso no monitoramento: quais são as melhores práticas?
Para ser eficaz, um monitoramento deve ser regular. Mas também deve seguir outros objetivos, inclusive quando o monitoramento não é a principal tarefa do profissional.Definir o ritmo do monitoramento
Dependendo dos objetivos do monitoramento, uma ferramenta de verificação é necessária duas vezes por semana, ou uma vez por dia, quando o assunto exigir.Determinar um quadro e um limite de tempo
A implementação de ferramentas dedicadas para automatizar parte do monitoramento. No entanto, ela requer um tratamento regular.Um quadro para a recuperação de informação, e um limite de tempo permite se restringir à um monitoramento eficaz.
Analisar as informações
O monitoramento é proativo: ele implica também uma análise da informação recebida.Depois de decodificada e os dados analisados, esta informação pode ser disseminada dentro da empresa, ou transmitida internamente entre serviços afins.
Questionar suas ferramentas
A grande variedade de ferramentas também exige uma interrogação constante. Uma ferramenta obsoleta que usa alguns fluxos ativos, por exemplo, não oferece resultados conclusivos para o monitoramento.Um controle eficaz deve também considerar as novas fontes de informação ou redes emergentes.
Adaptar suas ferramentas aos seus objetivos
Com a Web 2.0, tem surgido novas ferramentas e novas práticas. O monitoramento é agora privativo. É também facilitado pelas ferramentas específicas. Algumas ferramentas são pagas, algumas gratuitas.Alguns exemplos de ferramentas gratuitas que podem ajudar a organizar seu monitoramento.
Agregadores RSS
Um RSS (Really Simple Syndication) contém atualizações para um site. Ele contém a informação importante: o título da informação, uma breve descrição e um link para ler.Um monitoramento pode ser organizado tendo em conta vários feeds de RSS. É possível se cadastrar no site, mas também usar um agregador online. Esta solução é recomendada para consultar diversos feeds RSS em uma única interface.
Para saber mais: Usos dos fluxos RSS para a empresa
Alguns exemplos de agregadores:
Redes Sociais
As redes sociais podem ser uma mina de informações. No entanto, é necessário identificar quais as redes podem ser uma fonte de informação útil.Este é, particularmente, o caso do Twitter, uma rede muito ativa. Para conduzir monitoramento eficaz, recomenda-se:
- /faq/29282-comment-identifier-et-suivre-les-influenceurs-sur-le-web De detectar as influências « sentinelas »] pra monitorar também os temas específicos e identificar as principais tendências,
- Identificar as palavras-chave (hashtags) de referência e organizar seu monitoramento em torno destes temas.
Uma ferramenta como [/ faq/37377-twitter-de-aaz Tweetdeck] permite curadoria regulares de tweets que contenham uma determinada palavra-chave.
Ferramentas de curadoria
Algumas soluções permitem a agregação de páginas da web relacionadas a um tópico na mesma interface. Este é o caso, por exemplo, de Scoop.it. Os conteúdos são fornecidos por uma predefinição de foco. Eles podem, então, ser fixado para a interface, de modo a criar um conjunto de conteúdo relevante.Para saber mais sobre Scoop.it, et sur le a escolha de uma ferramenta de auditoria web.
Motores de busca
Alguns motores de busca fornecer alertas automáticos. Este é o caso de Alertas do Google. Quando um resultado correspondente às palavras-chave gravadas aparece nas notícias, grupos ou blogs, um alerta de e-mail é enviado.Mais informações [/ faq/14896-google-alertes-creer-des-alertes-personnalisees Alertas do Google].
Fr | http://www.commentcamarche.net/faq/40639-comment-choisir-ses-outils-de-veille-sur-internet
via Kioskea.
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