Drones são o hit do momento. Com aplicabilidade em várias áreas, tanto comerciais quanto militares, esses veículos aéreos remotamente controlados estão na agenda de desenvolvimento da indústria de vários países. Dentre eles, Portugal.
A Marinha portuguesa desenvolveu seu próprio drone, o AR4 Light Ray, que está pronto para entrar em operação com a Esquadra, e uma cerimônia de entrega oficial da aeronave foi realizada. Nela, o vôo inaugural seria feito com a presença do Ministro da Defesa do país, além, claro, de transmissão pela TV.
Só que ao ser lançada, a aeronave permaneceu apenas dois segundos no ar e caiu na água, afundando no Rio Tejo.
O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, participava da cerimônia que oficializaria a entrega do primeiro veículo aéreo não tripulado da empresa Tekever à Marinha de Portugal, na Base Naval de Lisboa.
"Isto significa que é sempre necessário investir muito no treino para que na hora certa as missões não falhem", declarou Aguiar-Branco.
Segundo a corporação, o erro, de natureza humana, foi causado por um fuzileiro, que não pôde evitar que o elevador de decolagem da aeronave batesse em sua estrutura, provocando a queda. Uma segunda tentativa de decolagem foi realizada, e, dessa vez, tudo aconteceu como previsto. O equipamento será usado na fiscalização de pescas, segurança marítima, no combate à poluição e em missões de busca e salvamento.
O vídeo do acidente foi publicado na internet e virou febre, tendo mais de 300 mil visualizações em algumas horas após a postagem.
Veja como foi o lançamento:
via: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.