A percepção dos sons emitidos pela sua TV ou por seu aparelho de home theater pode ser alterada pela mobília da sua sala. Talvez você pense que os seus equipamentos não são de boa qualidade, mas o problema pode estar ao seu redor. O excesso de superfícies reflexivas ou absorventes altera os níveis de reverberação do áudio.
As ondas sonoras, ao cruzarem a sala, se chocam com as paredes, o chão, o teto e a mobília. As características de cada superfície alteram a força e a velocidade com que elas são refletidas.
Algumas delas farão o som viajar mais rápido e com bastante intensidade. Sem obstáculos, os sons chegarão novamente ao ouvinte algum tempo depois da emissão original, causando o efeito de eco. Estas superfícies são reflexivas.
Propagação do som em superfície reflexiva e em superfície absorvente (Foto: Reprodução)
Outras reduzirão drasticamente a força das ondas sonoras, impedindo a sua propagação pelo espaço. Em excesso, estas superfícies prejudicam a percepção do áudio pelo ouvinte, causando o efeito de som abafado. Tratam-se de superfícies absorventes.
O que reflete?
Paredes de alvenaria, pisos frios, metais, vidro, plástico. Porcelanato, estruturas metálicas, portas e janelas de vidro ou esquadrias de metal são bastante reflexivos. Em geral, as superfícies duras espalham os sons pelo ambiente.
O que absorve?
Madeira, papel, tecidos, espuma. Assoalho, uma estante de livros, um tapete felpudo, cortinas, quadros, almofadas. Em geral, superfícies macias absorvem o áudio, reduzindo sua reverberação.
Uma sala com condições ideais pode custar muito caro, mas pequenas melhorias no seu espaço são suficientes para melhorar a performance do seu equipamento (Foto: Divulgação/THX)
Cada lugar possui características muito próprias. Por isso, testar é a maneira de atingir o melhor resultado para seu ambiente e a resposta é o equilíbrio. Tudo irá depender do tamanho do sala onde está o home theater.
Se você tem uma sala grande, o vazio causará eco. Nesse caso, colocar mais móveis ou cortinas nas janelas costuma ser uma boa solução. Se for pequena, apenas um sofá macio pode ser o suficiente, evitando que o som fique abafado. Também é importante seguir os manuais de configuração e posicionar as caixas de som conforme recomendado pelo fabricante.
Nem todos se preocupam com alta fidelidade sonora, nem estão dispostos a gastar pequenas fortunas com soluções acústicas que transformem seu espaço de lazer em uma sala de cinema, mas conseguir o melhor que o seu sistema pode fazer é uma maneira de honrar o seu investimento.
via Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.