os novos Bios UEFI se generalizam, eles já estão presentes em numerosas cartas mãe de socket 1155 e AM3+ para todos os sockets .
Com estes novos Bios, os antigos quadros de correspondência dos bips de erros ficaram caducos. Os Bios UEFI se pilotam no mouse e basta um só Bios para permitir de passar outro endereçamento LBA problemático de um Bios tradicional com os discos rígidos de grande capacidade, e então a um sistema operacional mais de 2 - 2,2 To de volume.Os maiores fabricantes de Bios não seguem a mesma politica sobre os tratamentos das mensagens e códigos de erro.
BIOS AMI (Asus, Asrock)
Eis a tradução dos bips para os Bios AMI (American Megatrends Inc) que equipam quase todas as cartas mães de construtores Asus, Asrock. O quadro é seriamente simplificado em relação aos antigos BIOS (clicar para aumentar a imagem):BIOS AWARD/PHOENIX (MSI, Gigabyte)
Outro grande ator do mundo "bios", AWARD, (onde se encontram os Bios principalmente dos fabricantes MSI e Gigabyte) parece ter abandonado os bips como codificação dos erros, com a exceção do habitual boot bios block (bip curto "de boa saúde"), somente é necessário fazer confiança as mensagens afixadas na tela durante a (como, por exemplo, o famoso "CMOS CHECKSUM FAILURE"). Ou utilizar uma placa de debogage quando a mainboard não está equipado por um exibidor 7 ou 14 dígitos integrados. Neste caso, é preciso ler o manual da placa mãe.BIOS MOTHERBOARDS INTEL
Intel dedicou uma página inteira em seu site onde se encontra a tradução de alguns bips de seus bios UEFI, mas, sobretudo a tradução das mensagens de boot bem como a tradução dos códigos de debogage. Mesmo que Intel utiliza geralmente BIOS AMI, estes são específicos as produções Intel.http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/cs-025434.htm
Tradução feita por Ana Spadari
Via Kioskea.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.