sábado, 26 de abril de 2014

Facebook lança Newswire para transformar posts públicos em notícias

Facebook lançou na quarta-feira (24) o Newswire, uma ferramenta para jornalistas que monitora em tempo real todo o conteúdo postado com privacidade pública na rede social. Voltado para dar voz aos usuários, a página Newswire reúne fotos, vídeos e atualizações públicas de status que podem ser usados como fontes de informações por profissionais da imprensa em tragédias, eventos e conflitos.
O Newswire é o novo produto lançado pelo Facebook para mapear conteúdo em tempo real (Foto: Reprodução/Karla Soares)O Newswire é o novo produto lançado pelo Facebook para mapear conteúdo em tempo real (Foto: Reprodução/Karla Soares)
A intenção é destacar o conteúdo produzido pelos usuários em situações especiais em que a colaboração é decisiva para informar em tempo real como conflitos, guerras, protestos, eleições e eventos festivos e esportivos. Apesar de ser voltado para a mídia, pode ser usado por qualquer pessoa. Basta curtir a página facebook.com/FBnewswire ou seguir o perfil da ferramenta no Twitter @FBNewswire.
A curadoria do conteúdo do Newswire é feita pelo Storyful, especializado no monitoramento de redes sociais. Após a publicação do material, o conteúdo pode ser compartilhado e incorporado dentro do próprio Facebook ou usado para enriquecer reportagens.
Os posts feitos feitos na página Newswire seguirão um padrão com um pequeno texto de apresentação do assunto, o uso de hashtags e a publicação original compartilhada direto da linha do tempo de usuários e páginas institucionais que fizeram o post público. No Twitter, os tuítes em 140 caracteres trazem um título, as hashtags e o link para o post original do Facebook.
A rede social destacou que apenas fotos, vídeos e atualizações de status marcadas como públicos e que detalhem grandes eventos têm potencial para figurar no novo produto colaborativo.
A página agrega fotos e vídeos de eventos importantes no mundo inteiro (Foto: Reprodução/Karla Soares)A página agrega fotos e vídeos de eventos importantes no mundo inteiro (Foto: Reprodução/Karla Soares)
Fortalecendo laços
A apresentação do Newswire deixa clara a intenção do Facebook de estreitar relações com a imprensa tradicional. Essa aproximação deu os primeiros passos com a criação do Trending Topics e as alterações recentes no News Feed, cujo algoritmo foi modificado para destacar as atualizações de status das páginas importantes e diferenciá-las de memes e outros conteúdos virais na rede social.
Proximidade com o Twitter
Há quem diga também que o Newswire tem um pouco de Twitter. Afinal, é comum que a imprensa use tuítes, também públicos, para colher depoimentos, fotos e outros conteúdos em coberturas de eventos.  
Fonte: Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.