Os formulários constituem um estilo de interação particular que, como os formulários em papel, permitem guiar a digitação de informações nos campos específicos identificados por intitulados...
Os formulários principalmente de pesquisas das informações nos bancos de dados bibliográficos ou comerciais, inscrever-se em listas de difusão/discussão, identificar-se no caso de acesso reservado à diversos serviços, preencher ficha de encomenda... Mesmo que os formulários sejam um objeto visitado desde os anos 80, sem ter vocação exaustiva, trata-se de apresentar as recomendações que permitirão evitar os principais erros
As vantagens
Geralmente, os formulários são auto-explicativos : aquilo que deve ser feito (a semântica) e como fazê-lo (a sintaxe) são explicitas. Praticamente não tem nenhum aprendizado prévio na interação. A interação apoia-se no reconhecimento e não no apelo semântico e sintático o que a torna particularmente adaptada aos usuários grande publico.Aliás, os formulários fornecem um contexto que explicita a significação de um intitulado. Como saber, por exemplo, se um intitulado tal como "Endereço:" necessita a digitação do número cívico, do nome da rua ou do endereço inteiro (com a cidade e o código postal) se são fosse pela presença dos outros intitulados tal como "número", "código postal", "cidade". Os formulários, comparativamente ao modo de pergunta/resposta permitem então esta contextualização.
Um formulário de boa qualidade permite ao usuário saber precisamente qual a informação ele deve digitar e em último caso, como digitar esta última nos campos apropriados.
Os formulários devem ser legíveis
A separação dos grupos por espaços, linhas, cores ou outros índices visuais facilita a localização:O apelo visual é facilitado quando saltos de linhas são integrados em cada mais ou menos 5 itens.
O número de telas para os usuários freqüentes e os sistemas lentos deve ser minimizado. Os itens ligados ou dependentes devem estar presentes na mesma tela.
Depois da validação do formulário, você deve confirmar as informações importantes que foram digitadas para uma mensagem explicita e não afixar uma nova página sem informar o usuário de tudo somente as informações que foram digitadas foram corretamente consideradas
Processo de tratamento de um formulário
Este exemplo é indicado particularmente aos criadores. Ele ilustra o processo de tratamento de um formulário de inscrição que ocupa somente uma página web (Quando as informações solicitadas encontram-se em mais de uma página, é preciso acionar outros mecanismos, principalmente para recapitular as informações digitadas antes de ser submetido).- 1 / O internauta preenche o formulário e o submete.
- 2 / Os campos obrigatórios e o formato dos dados são controlados ao nível do navegador. Este primeiro controle, mesmo não exaustivo, permite evitar as trocas com o servidor Web. Se erros são detectados, o formulário é apresentado mencionando os campos errados e re-posicionando o cursor por padrão sobre o campo que contém o erro.
- 3 / Os dados são enviados ao servidor e são re-controlados. Este re-verificação é muito importante, pois ela permite garantir a integralidade dos dados do banco e de filtrar tentativas de pirataria ou destruição dos dados.
- 4 / O sistema deve em seguida controlar somente os dados que foram efetivamente bem escritos. Se o sistema não consegue registrar os dados depois de certo número de tentativas, uma página de erro é enviada ao internauta, mesmo se este caso de figura não deveria jamais se passar.
- 5 / Uma mensagem de confirmação (e-mail) é enviada com a recapitulação das informações digitadas para evitar o risco que o internauta não tenha visualizado sua confirmação. O e-mail é um sistema seguro de informar o internauta. Além do mais, este apreciará poder conservar na sua caixa de mensagens o traço de sua inscrição.
- 6 / Uma página de confirmação com a recapitulação das informações digitadas é enviada ao navegador Web do internauta.
Veja também
- [ Os campos de digitação]
- [ A gestão dos erros]
Conclusão
A aplicação destas recomendações deve aumentar a qualidade ergonômica de seus formulários para uma melhor orientação dos usuários, a minimização de suas ações, uma melhor compatibilidade entre o formulário e seus hábitos e suas tarefas e uma melhor gestão dos erros, etc. Tudo isto deveria se traduzir por uma utilização mais simples, mais satisfatória e com riscos de erros reduzidos.Tradução feita por Ana Spadari
via Kioskea.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.