quarta-feira, 16 de abril de 2014

Como substituir o seu processador com soquete 775


Para os diversos detentores de um PC, a questão da troca do processador para um melhor surge, inevitavelmente, um dia ou outro: isto se chama "Atualização da CPU". 

Mas, infelizmente, no caso das placas-mãe com soquete 775, a compatibilidade processador/placa-mãe não é garantida, justamente por causa do soquete! 

Alguns fazem um esforço e comparam o sistema do barramento, o FSB: se for idêntico, deve ser bom... 

Neste caso, também, a compatibilidade não é garantida! 



Causas de incompatibilidade

Existem outros fatores a serem levados em conta. O soquete é uma condição necessária, mas não é suficiente. 
O FSB também, é necessário, mas não é suficiente. 

Então, o que é preciso fazer para ter certeza de que vai funcionar? 

É bem complicado, porque outros fatores entrevêem na compatibilidade, principalmente o chipset, mas também, os andares da fonte de alimentação da CPU, sobretudo o VRM: "Voltage Regulator Module" (Módulo Regulador de Tensão). 

As condições de compatibilidade são múltiplas: 
1) Dos softwares: as instruções devem ser dadas ao chipset, para entender o novo processador, a solução é relativamente simples, isso deve ser incorporado em um novo BIOS; 

2) Dos Hardwares: principalmente do VRM da CPU, se o cartão não foi feito para alimentar um novo tipo de CPU, não há nada a fazer, e nenhuma solução através da atualização do BIOS, já que é material. 

Como é bastante difícil conhecer todos estes fatores, é necessário verificar a compatibilidade processador/placa-mãe no site do fabricante da placa-mãe: Será fornecida uma lista completa dos processadores compatíveis, e suas versões do BIOS! 


Solução para os PCs montados

Para dar um exemplo concreto, suponhamos que temos uma placa-mãe ASRock 4CoreDual-SATA2. 

Esta placa-mãe já é um pouco antiga, mas ainda é encontrada no comércio; ela se distingue por ter um slot (fenda) AGP e uma porta PCI-Express x16 (com conexão x4, infelizmente). 

Suponhamos, também, que foi comprado em 2006 com um Pentium 4: esse processador é realmente muito lento hoje, é apropriado para a burótica (Office) ou para navegar na Net, mas só isso... 

Assim, é normal querer mudá-lo depois de três anos de uso. 
Para saber que processadores podem ser montados nesta Asrock , leia as instruções: 
LGA 775 for Intel® Core(TM) 2 Quad* / Core(TM) 2 Extreme* / Core(TM) 2 Duo / Pentium® XE / Pentium® D / Pentium® Dual Core / Pentium® 4 / Celeron® / Celeron® D, supporting Quad Core Kentsfield processors 
Se você não procurar muito, e comprar um processador Intel Core 2 Quad Q8200, por exemplo, o Quad Core, recente e barato, aí sim vai ser um desastre: a tela fica preta... 

Por quê? É muito simples, a Asrock 4CoreDual-SATA2 aceita bem os Core 2 Duo/Quad, mas nem todos os Core 2 Duo/Quad, e esse é o problema. 

Asrock tem um suporte técnico muito bom (é claro, é Asus), é preciso consultá-lo! 
Ao digitar o nome 4CoreDual-SATA2 na página inicial do suporte on-line, obtemos as especificações desta placa-mãe: 
Spécifications 4CoreDual-SATA2 
Ao clicar em "CPU Support List" nas opções no canto superior esquerdo, obtemos a lista das CPUs compatíveis, e suas versões respectivas do BIOS: 
CPU compatibles 4CoreDual-SATA2 
Podemos ver que as séries antigas dos E4X00 e E6X00, assim como o Q6600, são aceitas, seja qual for o BIOS (lógico, esses processadores foram lançados na mesma época da placa-mãe). 


Já se complica para os E7X00, que só são aceitos com a última versão do BIOS, a P2.00 para os E7200/7300 e a P2.10, para os E7400/7500. 

Mas nenhuma possibilidade para os Core 2 Duo E8X00, e Core 2 Quad Q8X00 e Q9X00, que não estão na lista: 

É certamente uma causa material, como os andares de alimentação das CPUs não compatíveis, porque se fosse por causa do software, ele não poderia ser integrado a um novo BIOS... 

Então, antes de comprar qualquer processador, é preciso conferir a lista de processadores compatíveis com a sua placa-mãe, no suporte técnico on-line, do fabricante da placa-mãe. 

No caso da Asrock, note que este fabricante também fornece uma lista de placas gráficas compatíveis, na categoria "VGA Support List", ou da memória RAM compatível, na categoria "Memory QVL": 
Mesmo se as causas de incompatibilidade do hardware são raras, é bom ter estas informações. 


Caso dos PCs de marca

É preciso saber que isto deixa poucas chances aos donos dos PCs de marca, porque as marcas não dão esse tipo de informação e, mesmo se a placa-mãe foi fabricada por uma grande marca, como a Asus, a Gigabyte ou a MSI, ela não estará referenciada no site do fabricante da placa-mãe, porque é uma produção especial para uma marca de PC... 

Para os teimosos, existe a possibilidade de ir ver no site do fabricante da placa-mãe, para encontrar a que mais se aproxima da sua, com o mesmo chipset Northbridge, no mínimo, e comprar uma CPU da lista das compatíveis: Cuidado, Isso não é 100% garantido e, será preciso atualizar o BIOS assim mesmo! 

Em geral, atualizar o BIOS em um PC de marca é bem complicado, porque, muitas vezes, elas não estão disponíveis. 

Para os donos de PCs de marca, com informações técnicas limitadas e atualizações do BIOS difíceis de serem encontradas, a melhor solução é levar o seu PC para um especialista em computação, que o testará para você. 



Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira
via Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.