Confira no tutorial abaixo o procedimento compatível com o roteador da marca Multilaser. A configuração de um roteador normalmente é simples de fazer usando o CD de instalação que acompanha o equipamento – alguns cliques e pronto, sua Internet está funcionando perfeitamente. Em nosso teste, usamos o modelo RE046, mas outros equipamentos da marca seguem o mesmo passo a passo; confira.
Configurações do roteador Multilaser RE046 (Foto: Divulgação/Multilaser)
Passo 1. Com o aparelho ligado e conectado a um computador via cabo, abra o navegador e digite na barra de endereços o endereço de IP que está gravado na base do roteador. Em nosso teste, o número é 192.168.0.1. Em seguida, pressione ‘Enter’.
Insira no campo de endereços o IP escrito na parte de baixo do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Na janela de login, digite admin como senha e avance.
Senha padrão é admin (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. A próxima tela irá pedir a configuração da rede sem fio, mas é aconselhável acessar as configurações avançadas, cujo botão está localizado no topo direito.
Acesse as configurações avançadas do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Clique na opção "Configurações Wan".
Passo 5. Agora é a hora de definir o tipo de conexão, seja por IP Estático ou PPPoE. Para saber qual é a opção correta para você, é preciso saber qual das duas conexões seu prestador de serviços de Internet utiliza.
Modos mais comuns de conexão são PPPoE e IP Estático (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Se você usa e-mail ou número de telefone e senha para se conectar, escolha PPPoE, preencha essas informações na tela e pule para o passo 7.
Passo 6. Se o IP da sua conexão é estático, é necessário preencher os campos "Endereço de IP", "Máscara de sub-rede", "Porta" e "Servidor DNS" – tudo pode ser obtido entrando em contato com seu prestador de serviços de Internet. Ao terminar de preencher, clique em "Ok".
Informações para preenchimento podem ser obtidas com empresa fornecedora de Internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 7. Para verificar se a conexão está estabelecida, vá até a opção "Estado do Sistema" e verifique se "Estado da Conexão" exibe "Conectado".
Verifique o status da conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Configurando as credenciais da rede
Por padrão, a rede Wi-Fi criada pelo roteador tem o nome do aparelho e, como senha, um número gravado na parte de baixo do equipamento. Porém, você pode alterar essa informações quando quiser, veja como:
Passo 1. No menu em azul, clique em "Configurações Sem Fio".
Passo 2. No campo ‘SSID’, insira o nome que desejar para a rede Wi-Fi.
Em SSID, nomeie sua rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Em seguida, clique na opção "Segurança Sem Fio" e escolha um método de criptografia para a senha – pode ser a WPA2 – PSK. Em seguida, no campo "Chave", insira a senha de sua preferência. Esta será a senha usada pelos computadores e smartphones para acessar a Internet.
Escolha uma senha para seu Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Mudando a senha do roteador
Como os roteadores vêm de fábrica com a senha admin para acessar suas configurações, é necessário alterá-la para impedir que estranhos invadam seu aparelho.
Passo 1. Clique em "Ferramentas do Sistema" e, em seguida, em "Mudar Senha".
Passo 2. Nos campos abaixo, preencha com a senha admin e a nova senha de sua preferência, confirmando em seguida – é essencial que esta senha seja diferente da senha do Wi-Fi.
Mude a senha do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pronto! Agora você já pode desfrutar normalmente da sua Internet usando conexão sem fios em computadores, smartphones e tablets. Caso haja problemas nesse procedimento, não deixe de contatar sua prestadora de serviços de Internet para verificar se há algum problema de conexão, ou para confirmar as informações que o roteador pede para estabelecer a conexão.
via Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.