A indústria de tecnologia avança em uma velocidade incrível. Um dos principais aspectos que modificaram como nós interagimos com os smartphones, e como vemos o mundo, é a câmera digital embutida, que nos permite capturar momentos para revivê-los pelo resto da vida.
Um dos diferenciais dos smartphones é a câmera. Porém, já parou para pensar se a “sua” câmera é boa? Quantos megapixels tem o celular com a câmera mais potente? E nosso olho?
O celular com a melhor câmera atualmente é o Nokia Lumia 1020, com absurdos 41 MP e as famosas lentes Carl Zeiss. Já o nosso olho, de acordo com alguns cálculos e comparativos, possui "somente" 576 megapixels de resolução.
Claro que as câmeras digitais possuem várias tecnologias artificiais, como por exemplo as várias opções de ISO, foco, diafragma (lâminas que regulam a passagem de luz) e assim por diante. Mas, mesmo assim, de uma maneira geral as tecnologias naturais do nosso olho ainda são superiores a qualquer câmera fotográfica, pois possui maior abertura de diafragma, maior resolução e ainda conta com armazenamento ilimitado pelo nosso cérebro.
Um fato interessante é que as imagens chegam de cabeça para baixo na sua retina. Isso acontece porque a luz é invertida quando entra no olho ao atravessar o cristalino. Depois, as imagens passam pelo nervo ótico e são invertidas novamente, já no cérebro. Com as câmeras o mesmo processo é realizado. Porém, a maneira com a qual nossos olhos capturam as imagens é diferente. Células chamadas bastonetes detectam a luminosidade, e outras células chamadas cones detectam as cores.
Assim, podemos identificar cerca de 10 milhões de tonalidades diferentes.
via: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.