sábado, 1 de março de 2014

Fim do suporte ao Windows XP: sua empresa corre riscos?

* Publieditorial

Windows XP está com os dias contados. Na verdade ele continua funcionando nos computadores em que estiver instalado, mas após o dia 08 de abril, usuários dessa versão do sistema operacional deixarão de contar com assistência técnica da Microsoft. A empresa deixaria de fazer as atualizações automáticas que ajudam a proteger o computador também nessa data, mas resolveu dar mais um prazo: agora, as atualizações de segurança vão acontecer até o dia 14 de julho de 2015.

Boot no Windows XP

O Windows XP é apontado por muitos como a melhor versão do sistema operacional da Microsoft já lançado. Por isso mesmo, muita gente ainda opta por utilizá-lo. Pesquisas recentes do StatCounter e NetMarketshare apontam que o Windows XP ainda é o segundo sistema operacional mais utilizado entre todos os computadores do mundo. 

E, considerando os dados históricos divulgados pela própria Microsoft que uma empresa demora em média de 18 a 32 meses para realizar um projeto de migração de um sistema operacional, a expectativa é de que muitas organizações ainda estejam utilizando o Windows XP após o fim do suporte. Este é um dado extremamente alarmante, porque qualquer hacker mal intencionado sabe que a partir dessa data, uma base enorme de computadores desprotegidos estará à disposição para explorar falhas não detectadas pela Microsoft até agora, e com a garantia de que nada será feito para corrigi-las.


Se você é um gestor de TI de alguma empresa e ainda tem o Windows XP rodando nas máquinas, é bom se apressar com o processo de migração, além de desenhar um bom plano de contingência. É que muitos especialistas em segurança acreditam que criminosos possam estar "estocando" falhas do Windows XP, só aguardando o fim do suporte oficial, para atacar com tudo no dia seguinte. Se você já tem o Windows 8, é bom descobrir se já fez a atualização para o Windows 8.1. Com esse upgrade você tem ainda mais funcionalidades, além de garantir que sua segurança online está em dia. Veja como fazer aqui.

O custo para as companhias que enfrentaram problemas de segurança com softwares infectados e perda de dados em 2013 foi de aproximadamente 350 bilhões de dólares em todo o mundo. Por isso, contar com sistemas operacionais atualizados que não sejam vulneráveis a ataques virtuais é essencial para que as informações fiquem seguras, que suas operações não sejam afetadas e que a produtividade não diminua.


via: http://corporate.canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.