domingo, 16 de fevereiro de 2014

Rakuten compra Viber por US$ 900 mi e amplia sua presença global

A empresa japonesa Rakuten está acelerando sua estratégia de oferta de serviços digitais com a compra da app móvel de messaging e VoIP

A empresa japonesa Rakuten Inc, uma das maiores companhias de serviços de internet do mundo e dona de plataformas de e-commerce, serviços financeiros e ebooks (comprou a Kobo em 2012), anunciou nesta sexta-feira, 14/02, a compra da Viber, produtora da app mobile para mensagens, ligações de voz e compartilhamento de fotos gratuitos via internet, por 900 milhões de dólares.
A Viber, empresa com sede em Chipre, é concorrente direta de apps como Whatsapp, WeChat e Line. Atualmente a companhia informa ter 300 milhões de usuários registrados, com crescimento de 120% em 2013, e presença mais marcante no Oriente Médio, embora seja forte nos EUA, Rússia e Austrália. Seu CEO e fundador, Talmon Marco, atuou como CIO das Forças de Defesa de Israel. O centro de pesquisa e desenvolvimento da Viber está baseado naquele país.
A Rakuten divulgou no comunicado oficial sobre a compra que seu objetivo é tornar-se a empresa número 1 em serviços de internet. Segundo a companhia, a compra da Viber vai permitir a entrada em novos mercados com múltiplas ofertas de conteúdo digital somadas às suas plataformas de e-commerce e serviços financeiros.
A empresa hoje tem 40 diferentes serviços em seu ecossistema e uma das suas estratégias para garantir fidelidade dos seus 225 milhões de usuários globais e melhor exploração da base de clientes é o uso de um único ID para acesso a todos os serviços, que é associado a um programa de recompensas chamado Rakuten Super Points. Seu lema como companhia é "Shopping is Entertainment".
O CEO e Chaiman da Rakuten, Hiroshi Mikitani, disse no comunicado que "a Viber é a plataforma ideal de engajamento total do consumidor para a Rakuten, na medida em que procuramos aprofundar nosso conhecimento sobre o consumidor a partir do nosso ecossistema dinâmico de serviços de internet".
Desde 2012 a Rakuten vem desenvolvendo sua estratégia de crescimento global por aquisições. Ela comprou a Kobo Inc., uma das maiores empresas de serviços de e-readers e ebooks, com 4 milhões de títulos e clientes em 190 países. Em seguida, também em 2012, a  Rakuten comprou a empresa espanhola Wuaki.tv, de serviços de video-on-demand e streaming, que recentemente expandiu sua oferta  e catálogo para o Reino Unido. Em setembro de 2013 a Rakuten comprou a plataforma de digital content Viki, que atualmente tem 30 milhões de usuários mensais, dos quais 65% acessam seus serviços por dispositivos móveis.
- See more at: http://idgnow.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.