segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Protótipo de smartphone Google cria StreetView em tempo real

Um projeto ousado do Google pretende criar smartphones capazes de produzir mapas 3D dos seus arredores, uma espécie de Streetview em tempo real. Chamado de Project Tango, o smartphone rodaAndroid e ainda é um protótipo, mas já estará nas mãos de 200 desenvolvedores em breve para testes.
“Nosso objetivo é dar aos dispositivos móveis uma capacidade de perceber a escala humana de espaço e movimento”, explica o líder do projeto, Johnny Lee.
Protótipo de smartphone do Google consegue criar mapas em 3D em tempo real (Foto: Reprodução/Google) (Foto: Protótipo de smartphone do Google consegue criar mapas em 3D em tempo real (Foto: Reprodução/Google))Protótipo de smartphone do Google consegue criar mapas em 3D em tempo real (Foto: Reprodução/Google)
O principal objetivo da empreitada é encontrar uma forma de mapear qualquer lugar do mundo facilmente, inclusive o interior de casas e estabelecimentos comerciais. Para isso, o dispositivo tem vários sensores que identificam o movimento do usuário no espaço para, com ajuda das imagens obtidas pela câmera, criar uma réplica 3D fiel.
As aplicações, segundo o Google, são enormes. Desde jogos de realidade aumentada, passando por guias para deficientes visuais, até aplicações no comércio de móveis e decoração. Além disso, fica claro que o Google Maps poderá ser um dos maiores beneficiários do projeto.
O Project Tango, originado do laboratório de pesquisas avançadas da Motorola – e que não foi vendido à Lenovo – é desenvolvido pelo Google em parceria com outras instituições líderes em pesquisas nas áreas de robótica e visão computacional.
O mesmo grupo de pesquisadores é responsável pelo Project Ara, que visa construir smartphones modulares. Ainda não se sabe quando a tecnologia testada nos smartphones Tango chegarão ao público.
Via The Verge, Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.