terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Projeto no MIT quer criar conversa virtual com mortos, ao estilo Skype

A ideia por trás do Eterni.me, um serviço ainda em desenvolvimento, é "tornar os usuários de Internet importais". A startup pretende criar um personagem virtual inteligente a partir de memórias registradas em serviços de nuvem e redes sociais. Sendo assim, o sistema terá acesso a lembranças usando fotos, vídeos e conversas por e-mail e responderá simulando o comportamento de uma pessoa que já morreu. Na prática, usuários do sistema poderão conversar por chat com quem já se foi, um "Skype do além".
Ideia de profissionais do MIT é criar avatar virtual dos que já se foram (Foto: Reprodução/Eterni.me) (Foto: Ideia de profissionais do MIT é criar avatar virtual dos que já se foram (Foto: Reprodução/Eterni.me))Ideia de profissionais do MIT é criar avatar virtual dos que já se foram no site Eterni.me (Foto: Reprodução/Eterni.me)


Os criadores do projeto encubado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) dizem ter escrito um algoritmo extremamente sofisticado, capaz de analisar todos os dados digitais de uma pessoa a ponto de criar uma espécie de consciência no computador. Seria possível, então, conversar de maneira virtual com uma pessoa que morreu, relembrar viagens, aniversários e qualquer outro momento registrado digitalmente.
Mais do que uma simples conversa de perguntas e respostas, Eterni.me pretende construir uma interação que simule até as emoções da pessoa morta. 
“Geramos uma versão virtual de você, um avatar que emula sua personalidade e pode interagir, conversar e dar conselhos para sua família e amigos depois que você morrer. É como uma conversa de chat com o passado”, explica o site do projeto.
Quanto mais dados fornecidos, mais fiel será a versão virtual. O software da startup promete ainda criar uma atmosfera mais natural, por meio de reconhecimento de voz. Você poderá, então, até falar com a pessoa falecida, que responderá sempre por meio de texto.
Embora mórbido, o projeto mostra o que a tecnologia atual já é capaz de fazer com tantos dados pessoais disponíveis na Internet, armazenados em servidores no mundo inteiro. No futuro, quem sabe, todos nós poderemos ter um avatar inteligente: seria a imortalidade via Big Data. 
Apesar de estar em fase beta e sem previsão de lançamento para o público, o site Eterni.me recebeu cerca de 1,3 mil pré-registros em seu site nas primeiras 24 horas de publicação.
via Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.