sábado, 15 de fevereiro de 2014

Google Apps: fonte não tão livre e aberta quanto parecem

Google Apps: fonte não tão livre e aberta quanto parecem




As fabricantes podem instalar livremente aplicações e serviços do Google em seus smartphones? Benjamin Edelman, professor da Universidade de Harvard, obteve um documento detalhando os acordos entre o Google e os OEMs. 

As empresas Google e Oracle estiveram no centro de um grande julgamento em 2012. Oracle Corporation, que desenvolve muitos softwares , acusou o Google de violar várias patentes. Como parte deste processo, um documento que descreve os detalhes dos acordos entre o Google e osOEMs, fazem parte da acusação . 

Benjamin Edelman, professor da Universidade de Harvard, consegui este documento e acaba de publicá-lo. 
Acontece que o sistema operacional móvel Android não é tão livre quanto parece. 
O documento refere-se a uma parceria com a HTC nos anos de 2011 e 2012 . 
Exceto para alguns aplicativos opcionais, tais como o Google Earth ou Google Buzz , os fabricantes devem instalar todos os aplicativos do Google para desfrutar de outros. O grupo não deixa outra escolha. 
Além disso, o Google requer o uso de serviços de telefonia e de localização . 
As fabricantes não podem se envolver no desenvolvimento do sistema operacional alternativo ou de suporte. 
Outras obrigação que se destacam neste documento, o envio de relatórios mensais para o Google. Os fabricantes devem, assim, relatar ao Google as vendas de dispositivos. Uma importante fonte de informações para o grupo. 

Embora os contratos entre o Google e as fabricantes estão sendo revistos desde 2011 , Free e open source Android não parecem tão óbvio. Os OEMs que querem desfrutar do OS líder devem dar o braço a torcer e cumprir com inúmeras obrigações. 


Crédito da foto: Google 
via Kioskea.NET
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.