terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Facebook sabe quando você vai começar a namorar; veja pesquisa

As redes sociais consomem cada vez mais tempo na vida das pessoas. Conhecendo os hábitos dos usuários, já é possível prever quando alguém vai anunciar que está em um relacionamento. Esse foi o objeto da pesquisa realizada pelo Facebook e divulgada na sexta (14), em pleno Valentine’s Day.
Facebook deve lançar botão "sympathize" (Foto: Reprodução/The Atlantic)Facebook sabe até quando você vai começar a namorar (Foto: Reprodução/The Atlantic)

Segundo a rede social, o levantamento mostrou que nos 100 dias anteriores ao anúncio do namoro, os futuros pombinhos costumam intensificar suas interações, com curtidas, comentários em posts, compartilhamentos e mensagens, além – é claro – das famosas cutucadas. Nos três meses de cortejo, quanto mais perto da data em que fica público o relacionamento sério, mais estreitas estão as relações.
De acordo com a pesquisa (parte de cima do gráfico), o pico da proximidade entre os futuros namorados costuma ser por volta de 12 dias antes do anúncio do relacionamento. E assim que o namoro começa, a interação cai drasticamente, chegando aos menores níveis pouco menos de três meses depois. Segundo os engenheiros do Facebook, isso se deve em virtude da maior proximidade física entre os namorados no começo da relação, o que ajuda a explicar o menor contato entre eles virtualmente.
Outro sinal que mostra o começo de relacionamentos entre usuários do Facebook é o sentimento dos posts publicados por eles nos 100 dias que antecedem o anúncio e no mesmo período após o início de um namoro (parte debaixo do gráfico). A pesquisa revelou que dez dias antes de assumir um relacionamento sério, homens e mulheres costumam publicar atualizações de status com palavras como “amo”, “feliz” e “legal”. Logo no primeiro dia depois do anúncio, ocorre o ápice da felicidade nas publicações, com um crescimento exponencial de mensagens positivas; permitindo a previsão.
Gráficos de interação e sentimento dos posts antes e depois de anúncios de namoro (Foto: Divulgação)Gráficos de interação e sentimento dos posts antes e depois de anúncios de namoro (Foto: Divulgação)












A pesquisa divulgada nesta semana pelo Facebook confirma dados de um outro levantamento, feito em 2012 pelo diretório WorldWideLearn. Nele, estabeleceram-se as datas mais comuns para o anúncio de relacionamentos (mudando status para namorando) entre usuários da rede social: as datas preferidas para mudança de status são os dias 14 e 15 de fevereiro (semana de Valentine's Day), a véspera e o dia de Natal, além das tradicionais brincadeiras de 1º de abril.
Por outro lado, os casais costumam anunciar término de relacionamentos nos meses de março, julho e no começo de dezembro. No estudo, ficou comprovado que os términos de namoro acontecem com mais frequência às sextas-feiras e sábados. Enquanto os novos namorados anunciam no Facebook que estão ouvindo artistas como Beyoncé e Bruno Mars, os que estão na fossa geralmente postam músicas de Drake, Kanye West e Adele.
Via Facebook Data Science, tech tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.