terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Entregas por drones podem se tornar realidade em Dubai

Drone Parrot
A Amazon apresentou um serviço de entrega por drones, que muita gente acreditou se tratar apenas de uma peça de marketing. O mesmo foi dito da cervejaria Lakemaid, que propôs ideia semelhante para a entrega de bebidas. Mas agora, surge a primeira iniciativa governamental desse tipo, com o governo dos Emirados Árabes Unidos estudando a emissão e envio de documentos por meio de robôs.

Os testes são pioneiros entre agências governamentais de todo o mundo, como mostra reportagem da Reuters, e já começaram, servindo para facilitar a entrega de carteiras de identidade, licenças para dirigir ou vistos. Para garantir a identidade do receptor, o drone é equipado com sensores biométricos e leitores oculares, capazes de acessar obanco de dados rapidamente e somente completar o trabalho em caso positivo.

Para Mohammed al-Gergawi, ministro de assuntos internos dos Emirados Árabes Unidos, o projeto pode abrir as portas para que a entrega por robôs realmente se torne algo real e costumeiro. Nos testes, o governo está usando drones com quatro rotores alimentados por baterias, capazes de carregar alguns poucos quilos de carga sem atrasos ou lentidão na entrega.

A ideia é que os testes aconteçam ao longo deste primeiro semestre, com o serviço entrando em funcionamento ainda em 2014, só que ainda em projeto piloto. Com esse uso efetivo, porém, o governo dos Emirados poderá entender melhor as necessidades de uma solução desse tipo de forma a torná-la um exemplo para o restante do mundo.

O responsável pelo projeto não falou sobre estimativas de tempo de entrega e outros detalhes. Segundo proposta apresentada pela Amazon, a ideia seria entregar pacotes em até 30 minutos após o pedido, de acordo com a localização do cliente. Testes de entrega com drones também estão acontecendo na China e um projeto semelhante ao dos Emirados Arabes Unidos deve entrar em funcionamento na Austrália até o meio de 2014.


via: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.