sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Detector de mentiras para redes sociais está sendo preparado por pesquisadores

Detector de mentiras para redes sociais está sendo preparado por pesquisadores
Um projeto que promete analisar, em tempo real, a veracidade das informações postadas nas redes sociais será implantado daqui alguns anos. Essa medida está sendo adotada porque as redes sociais se transformaram em um ambiente de autopromoção, inclusive, é por meio delas que as pessoas tentam se mostrar mais inteligentes, agradáveis, além de muito bonitas. O problema é que muitas delas vão além das brincadeiras, protegidas pelo anonimato, e acabam espalhando mentiras que podem causar estragos, às vezes, irreparáveis. 

A iniciativa tem o apoio da União Europeia e de outras entidades. Liderado pela pesquisadora Kalina Bontcheva, da Universidade de Sheffield, o projeto pretende combater as inverdades que podem influenciar de maneira negativa serviços de emergência, agências de saúde, jornalistas, governos e o setor privado. 

Com base em categorias formadas por fontes de informações confiáveis, o sistema funcionará automaticamente e, em paralelo, o software vai mensurar as consequências geradas por algum tipo de rumor. Motivar aberturas de contas falsas no Twitter, por exemplo, pode ser um deles. 

O sistema vigilante deverá ficar pronto somente em 2017. 
via http://pt.kioskea.net/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.