sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Baidu: jovem brasileiro de 18 anos vai passar 7 dias no 'Google chinês'

Milhares de jovens foram para Campus Party na última semana de janeiro com o intuito de conhecer o melhor da tecnologia e participar da maior feira do setor. Assistiram às palestras, jogaram e participaram de competições. Foi em uma dessas que o jovem Vinicius Gambeta, de 18 anos, ganhou uma passagem para a China, com tudo pago, por uma das maiores empresas da área tecnológica, a gigante Baidu, o "Google chinês", para uma semana de estágio e treinamento com as equipes e profissionais locais.
Baidu (Foto: Divulgação/Baidu)Google chinês organiza concurso na Campus Party e leva um brasileiro para a China (Foto: Divulgação/Baidu)
Vinicius é de Joinville, Santa Catarina, técnico em Informática e já tem sua própria empresa, a Operários da Web. Segundo o jovem, no segundo dia de feira, ele foi abordado por uma equipe da Baidu que estava apresentando seus produtos. Uma das pessoas estava com o adesivo do concurso "Baidu, me leva para a China" e Vinicius se interessou. 
Vinicius Gambeta, vencedor do concurso "Baidu, me leva para a China" (Foto: Divulgação)Vinicius Gambeta, vencedor do concurso "Baidu, me leva para a China" (Foto: Divulgação/Baidu)
“Eles me informaram que eu teria que testar três produtos, o PC FasterSpark Browser e o Baidu Antivírus. Até então só usava o PC Faster. Baixei os programas e passei a noite analisando, fazendo uma lista do que poderia melhorar. Só no outro dia pela manhã consegui organizar as minhas ideias para entregar” afirma o jovem.
Ele garantiu que não tinha esperanças de ganhar e que participou do concurso para ajudar a equipe, que o tratou muito bem no evento, a divulgar os produtos da empresa. “Quando foi na segunda-feira, o Felipe me ligou para avisar que eu tinha passado e iria para a China", conta o jovem, que ficou surpreso. 
"Para mim é uma chance profissional incrível. Afinal de contas, vou ficar sete dias na China, vendo a forma de trabalho dos chineses, vendo como é a Baidu de perto e ainda ter a chance de implementar a minha sugestão, que é melhorar os produtos da empresa baseados em cloud computing” conta Vinicius.
Baidu quer ouvir os brasileiros
Segundo Felipe Zmoginski, gerente de Comunicação e Marketing do Baidu no Brasil, quando decidiram participar da Campus Party, a empresa queria inovar. “Pensamos em algo que ajudaria a desenvolver e contribuir com a educação e formação dos jovens”, explica.

Além de conhecer uma cultura de um país totalmente diferente do Brasil, o vencedor terá a chance de, por sete dias, estagiar em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, trabalhando com uma equipe de engenheiros altamente capacitados, implementando a sugestão que lhe deu a vitória.
Felipe Zmoginski, gerente de Comunicação e Marketing da Baidu (Foto: Divulgação)Felipe Zmoginski, gerente de Comunicação e Marketing da Baidu (Foto: Divulgação/Baidu)
De acordo com o gerente de Comunicação, outra face da iniciativa na Campus é a de colher ideias dos jovens para melhorar os produtos da Baidu. “Porque tem uma equipe de cientistas em um laboratório pesquisando tudo que há de melhor para a ferramenta, mas o que vai finalizar o processo é a opinião e as sugestões dos usuários” esclarece.
O Vinicius terá um treinamento com uma equipe de engenheiros chineses. O processo em que está envolvido será único e e dará a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da sua sugestão. “O ambiente de treinamento é muito rico culturalmente, e os dez mil engenheiros são de alta competência”, garante.
Notificação de invasão
A ideia de Vinicius segue a tendência tecnológica para a área de segurança e está sendo estudada pela equipe de desenvolvimento da Baidu. De forma simplificada, a sugestão do jovem é desenvolver um antivírus que notifique o dono do computador quando alguém tentar realizar uma modificação na máquina. 
“Você sai do escritório e alguém usa o seu computador. Se esta pessoa tentar instalar um programa ou realizar alguma modificação na sua máquina, você receberá um aviso no seu celular. É uma ideia muito boa e ainda não vi no mercado”, diz Felipe Zmoginski.
No Brasil, a Baidu é quase uma startup. A empresa tem 15 funcionários, podendo dobrar até o final do ano. Montar um time de engenheiros no Brasil pode ser um dos horizontes da empresa, que atualmente está realizando estudo de mercado.  
via Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.