O Facebook cedeu, após muitas reclamações de usuários, e anunciou que vai deixar de exibir posts patrocinados a partir do dia 9 de abril. A rede social revelou a medida em um post no blog para desenvolvedores na última semana. O serviço, que exibe no feed de notícias publicações pagas para ter determinado destaque entre grupos de usuários, já foi alvo de inúmeras queixas e até ações judiciais.
Os posts patrocinados são exibidos no feed dos usuários quando um amigo da sua rede curte uma página de um anunciante do Facebook ou interage com a mesma. Ou seja, quando um de seus contatos comenta um "post pago" na rede social, o conteúdo (post, curtida, check-in) pode ser exibido no seu feed de notícias, ainda que você não curta aquela página autora do post patrocinado.
Marca do Facebook com personagem anunciando página (Foto: Reprodução/Facebook Ads)
Além do incômodo por serem obrigados a visualizar anúncios de empresas desconhecidas, os usuários reclamam de terem seus nomes associados às marcas nesse tipo de anúncio. A polêmica gerou até uma ação coletiva em 2011 e uma multa de US$ 20 milhões ao Facebook por utilizar nomes e fotos de internautas em posts com publicidade, sem a autorização dos mesmos.
Desde agosto, porém, a rede social mudou sua política em resposta às reclamações e oferece aos usuários a opção de não ter seu nome veiculado a anúncios. Para fazer isso, basta acessar as configurações de privacidade da sua conta e desabilitar a publicidade social do Facebook.
O Facebook já havia manifestado o interesse em dar fim às publicações patrocinadas em junho do último ano, mas só agora anunciou uma data para que isso ocorra. Em comunicado, porém, a rede social informou que busca alternativas para substituir o seu conteúdo patrocinado.
Para os anunciantes, a mudança significa que eles não podem mais criar um anúncio cujo principal objetivo é mostrar curtidas de um usuário ou check-in em sua página de local. Entretanto, poderão anunciar seus produtos em feeds de notícias e nos painéis laterais do Facebook - incluindo curtidas e fotos de usuários que interagiram com sua página - desde que os usuários não sejam o foco principal.
Para os anunciantes, a mudança significa que eles não podem mais criar um anúncio cujo principal objetivo é mostrar curtidas de um usuário ou check-in em sua página de local. Entretanto, poderão anunciar seus produtos em feeds de notícias e nos painéis laterais do Facebook - incluindo curtidas e fotos de usuários que interagiram com sua página - desde que os usuários não sejam o foco principal.
Via Cnet e Wall Street Journal
Fonte: Tech Tudo.
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