O Twitter anunciou uma nova ferramenta que permite que grandes marcas de bebidas alcoólicas, como cervejas, filtrem os usuários que seguem suas contas por idade. O recurso, anunciado na segunda-feira (25), vai permitir que as empresas se conectem com audiências mais apropriadas aos seus produtos e garantir que seus tuítes não atinjam o público errado.
A medida é similar ao que foi aplicado aos sites de conteúdo pornográfico, violento e outros temas não indicados para menores de idade e já está valendo para alguns perfis no Twitter.
O sistema introduz um novo passo no processo de seguir novas contas. Após clicar no botão "seguir", o usuário recebe uma notificação por DM perguntando qual é a sua idade.
Feita a confirmação, o Twitter checa se a idade do usuário é superior à mínima legal para consumir bebidas alcoólicas em seu país e completa a operação. O usuário da conta que deseja seguir a marca precisa confirmar a sua idade em até 24 horas. O sistema mantém registrado se o usuário pode seguir estas contas, mas não armazena a data de nascimento.
Na primeira fase da implementação do recurso, o Twitter fez parcerias com algumas marcas como Bud Light, Jim Beam, Knob Creek, Heineken e Bacardi. A Bud Light, por exemplo, usou o sistema para alcançar usuários com idade superior a 21 anos durante os jogos da NFL. Já a Knob Creek conseguiu lançar sua nova marca de bourbon também através do microblog.
O Twitter disponibilizou a plataforma para outras marcas interessadas. “Esperamos que esta abordagem permita que as marcas de bebidas possam se conectar com o público correto”, disse a rede social em comunicado. Ainda não há marcas nacionais que aderiram ao projeto.
O recurso funciona tanto no Twitter para web, no site twitter.com, como nos aplicativos do microblog para Android e iOS (iPhone e iPad).
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