Você já pensou em comprar pelo Instagram? Se achou que isso era impossível, está na hora de experimentar o Arco. A plataforma de vendas online permite que seguidores de lojas e marcas comprem os produtos fotografados apenas comentando a imagem publicada na rede social.
Segundo Luciana Obniski, uma das líderes do projeto, o Arco surgiu junto com a vontade de fazer um clube de compras no Instagram, com o diferencial de concluir a compra dentro da plataforma. Ao lado das sócias Diana Assennato, Camilla Barella e a Jurema, uma empresa que desenvolve soluções digitais, o sistema ganhou forma em meados de agosto deste ano.
Para que o sistema funcione, é preciso que o vendedor seja cadastrado no site arco.vc e tenha o cuidado de, quando publicar a foto dos seus produtos, utilizar a tag #usearco. Em fotos marcadas por elas, os seguidores precisam apenas comentar com a palavra "comprar".
"Qualquer pessoa pode comprar. Basta fazer um cadastro único e identificar os produtos à venda com hashtag. Daí é só comentar 'comprar' nos que interessam e pronto", disse.
O consumidor só paga o preço cobrado pelo vendedor em cada produto, sem adicionais. E os vendedores pagam uma comissão de 5,5% do valor para a empresa, como taxa de venda.
Ainda segundo Luciana, o Arco se propõe a ser uma ferramenta de vendas e a escolha dos produtos fica a cargo das lojas cadastradas. Sendo assim, as possbilidades são infinitas.
Por enquanto, o serviço conta com 40 lojas. Segundo a equipe, existe um processo de triagem contínuo e o grupo chega a receber de 15 a 20 e-mails por dia de lojistas interessados no Arco. Aos poucos novos vendedores são aprovados para iniciar vendas e o número segue crescendo.
"Temos desde livros, passando por objetos de decoração e até plantas. É bem misturado, e nossos cadastrados têm curtido muito essa variedade", conta.
Todas as fotos dos produtos aparecem no feed do usuários caso sigam as marcas - tanto nos smartphones e tablets, quanto na versão desktop do site do Instagram na web. Outras aparecem como fotos do perfil @OArco, que seleciona algum produtos para dar destaque. É possível ainda ver apenas o feed de produtos no site da Arco, como uma pequena loja online.
Com tecnologia brasileira, desenvolvida pela Jurema, a compra pelo Instagram funciona apenas se for conectada a uma conta PayPal do usuário - em que é necessário cadastrar um cartão de crédito da sua preferência. Depois disso, é feito um cadastro com dados pessoais como nome e endereço para que o comprador receba os produtos comprados em sua casa.
Inusitada, a proposta de vender pelo Instagram ganha forma. Com apenas dois meses, o Arco soma cerca de 300 vendas. Para Luciana, o projeto todo é uma grande novidade.
"Somos uma exceção tanto para o PayPal, que possibilita a transação monetária, quanto para o Instagram, que nos deu uma permissão especial para atuar em nome das lojas cadastradas", completou.
via tech tudo
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.