O Deezer anunciou novidades para o serviço de streaming de música que vai ganhar uma versão para OS X (Mac) e novas funcionalidades em diversos dispostivos. A empresa disse nesta quarta-feira (6), em coletiva de imprensa em São Paulo, que viu sua base de usuários pagos aumentar de dois para cinco milhões nos 182 países em que está presente. Além de chegar aos computadores Apple, o destaque do evento vai para a nova função "Explore", que permite descobrir novas músicas por estilo e subestilos, além de filtrar sugestões por regiões.
Segundo o presidente-executivo da Deezer, Axel Dauchez, a função descobrir é essencial para criar novos artistas. "Nosso trabalho é garantir não só que os usuários tenham acesso às músicas que estão buscando, mas que (também) conheçam novas canções e bandas que provavelmente irão gostar”, explicou.
Além disso, a partir de agora, o catálogo global, com músicas de todos os países onde o serviço está presente, passa a ser disponibilizado aos usuários em qualquer parte do mundo.
O sistema de exploração de novas músicas e artistas é possível graças a uma melhoria no recurso de sugestões da ferramenta, que une o algoritmo automático, que agora tenta aprender melhor os gostos do usuário, com as recomendações editoriais, algo visto como importante pela companhia para diferenciar o serviço de seus concorrentes no setor.
Antes separadas, as duas formas de sugestão de conteúdo agora tendem a trabalhar juntas para resultados melhores. “Esperamos uma mistura mais perfeita possível entre curadoria humana de editores do mundo inteiro e algoritmo em função do que você está ouvindo ou do que é mais popular no momento”, explica o diretor para a América Latina, Mathieu Leroux.
Novo design inspirado no Facebook
Outra novidade do Deezer é uma interface modificada em todas as plataformas, que conta agora com um feed similar ao do Facebook e mostra sugestões de novas músicas e artistas, centrando a experiência na busca por algo novo. Separadas em cartelas, as sugestões se baseiam nos resultados do novo mecanismo de previsão de gosto musical da ferramenta.
A página de perfil do usuário também foi reformulada, e permite destacar na parte superior uma música preferida inserida em uma foto do álbum ou artista, bem parecido com a foto de capa do Facebook. A rede social, aliás, continua muito bem integrada ao Deezer, mostrando as atividades e perfis dos seus amigos do Facebook no serviço de streaming de músicas.
Versão desktop Mac e Windows
Seguindo a estratégia do concorrente Rdio, o Deezer lançou um programa para desktop que substitui a versão web do serviço. Sua principal vantagem é a integração com a biblioteca pessoal do usuário, que poderá listar e utilizar simultaneamente músicas online do Deezer e os arquivos armazenados no computador numa única biblioteca. Faixas .mp3 poderão ser armazenadas nos servidores do Deezer por upload e tocadas em qualquer dispositivo.
Disponível por enquanto somente para Mac, a versão desktop do serviço de streaming deverá chegar para PCs Windows somente em 2014, porém ainda não há data definida.
Todos os novos recurso foram adaptados para a versão móvel no Android e iOS, assim como para a versão web atualizada e o novo programa para Mac. O novo Deezer estará disponível para usuários Premium e usuários da plataforma gratuita até o fim de novembro.
Funções novas
Aproveitando o lançamento de mais uma forma de acessar o serviço, o Deezer ainda revelou dois novos recursos de descoberta. O primeiro, chamado “Hear This” funciona como um feed de música que será exibido para usuários toda vez que eles carregarem o site na web. Ele combinará recomendações automatizadas baseadas no perfil de cada usuário. As sugestões são feitas pelos próprios editores do Deezer. Ainda será possível visualizar os últimos lançamentos de bandas favoritas e ouvir listas criadas por amigos de perfil musical parecido.
Já o segundo, o “Explore”, permite que usuários busquem novas músicas de maneira mais eficiente. Ele conta com dois filtros: um por região caso usuários queiram pesquisar por recomendações referentes à um país em específico e outro de gênero, por estilo musical e influências. Dessa maneira, fica possível explorar novidades do seu estilo musical favorito.
Ambos os recursos poderão ser acessados a partir do menu de navegação na versão web. O “Hear This” estará disponível na versão desktop para assinantes premium a partir do dia 12 de novembro e em 17 de novembro chegará para iOS (iPhone) e Android. O lançamento do “Explore” ainda não tem data definida, mas é provável que ele chegue na mesma época.
O Deezer ainda anunciou algumas mudanças em algumas áreas que vão melhorar bastante a experiência do aplicativo. Elas incluem uma nova biblioteca de músicas que facilita a busca e utilização de filtros, histórico de faixas musicais ouvidas e curtidas e reprodução dos primeiros 30 segundos de cada música para o usuário decidir se quer ou não reproduzí-la.
Mercado brasileiro
O Deezer tem seus olhares voltados para o Brasil, um dos quatro maiores mercados para a empresa fora da França, onde foi fundada, ao lado de México, Colômbia e Reino Unido. O desafio por aqui é, porém, incentivar o povo brasileiro a pagar por música e deixar a pirataria.
Uma das estratégias é cobrar um preço competitivo, similar a outros serviços de streaming, porém mais baixo do que em outros países. A conta Premium+ do Deezer custa R$ 14,90 mensais, contra £ 10 (R$ 36) no Reino Unido e € 10 (R$ 30) no resto da Europa.
No Brasil, a equipe é formada por oito profissionais, cujas atividades são centradas em buscar parcerias e contratos com gravadoras. Graças a acordos com quase todas as empresas donas de direitos autorais de artistas, já são cerca de 1,5 milhão de músicas brasileiras no catálogo.
*Colaborou Gisele Goes
via tech tudo
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