quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AMD lança placa gráfica para supercomputadores com 12 GB de memória

AMD anunciou uma nova superplaca de vídeo profissional, destinada para o uso em datacenters e em supercomputadores. A FirePro S10000, na versão com 12 GB de memória, chegará ao mercado em 2014 e será capaz e dar conta de tarefas complexas, de realizar processamento de cálculos de dupla precisão e de oferecer infraestrutura para a construção de supercomputadores. Usando a arquitetura GCN (Graphics Core Next).
AMD FirePro S10000 12 GB Edition terá ainda mais capacidade para manipular grandes volumes de dados (Foto: Divulgação/AMD)AMD FirePro S10000 12 GB Edition terá ainda mais capacidade para manipular grandes volumes de dados (Foto: Divulgação/AMD)
A FirePro S10000 terá aplicações em máquinas que são usadas para realização de simulações de comportamento de fluídos (indústria aeronáutica, automobilística e de construção), mecânica de estruturas e previsão do tempo, para ficar em exemplos de tarefas que dependem de cálculos pesados de dupla precisão. Outras aplicações da S10000 12 GB Edition da AMD são em equipamentos médicos de diagnóstico por imagens, edição de vídeo, renderização de imagens de altíssima resolução, além de diversas outras aplicações em vários setores da indústria, como defesa, aeroespacial, biotecnologia e etc.
A placa oferece suporte aos padrões EEC de memória (sem correção de erros), DirectGMA e OpenCL e é totalmente desenvolvida para uso em supercomputadores e grandes datacenters, o que explica a perspectiva de preço alto e de desempenho impressionante. Tudo isso significa que esta placa pode atingir 985 MB/s em taxas de transferência.
De acordo com o comunicado da AMD, a criação da versão com 12 GB veio como resposta a uma demanda de mercado. A edição de 6 GB vem sendo muito bem sucedida, mas alguns clientes exigiram uma placa com ainda mais memória. Os 12 GB de RAM da FirePro S10000 devem  reduzir  a latência e permitir que a placa tenha mais margem de manobra na hora de manipular enormes volumes de informação, o chamado Big Data. A AMD não revelou o preço do produto, que deve ser bem alto, e nem a data de disponibilidade no mercado.
via tech tudo
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.