domingo, 8 de setembro de 2013

Saiba como organizar printscreens no desktop do Mac com o Automator

Trabalhar com capturas de tela no Mac OS é uma tarefa relativamente fácil, porém todos osprintscreens, como também são chamadas, são armazenados por padrão na "Mesa", o equivalente a "Área de trabalho" do Windows. Em pouco tempo esse espaço fica cheio e encontrar uma captura de tela pode ser uma tarefa demorada. Com o Automator, em poucos passos você cria um atalho para mover todos esses arquivos para uma pasta personalizada.
Se você ainda não conhece os atalhos do Mac OS, utilize as teclas "Command + Shift + 3" para capturar toda a tela e "Command + Shift + 4" para capturar apenas uma área.
Para te ajudar a organizar seus printscreens no Mac, o TechTudo preparou este tutorial.
Passo 1. A qualquer momento, pressione as teclas Command + Barra de espaço para acessar o Spotlight. Digite "Automator" e abra o aplicativo no seu Mac;
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Encontre o Automator utilizando o spotlight (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 2. Escolha a opção "Fluxo de trabalho" e clique em "Escolher";
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Crie um novo fluxo de trabalho com o Automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 3. Com o Automator já aberto é hora de criar as etapas que serão automatizadas. Nesse caso, iremos criar duas ações básicas: a seleção das capturas de tela e a transferências delas para a pasta desejada.
Clique no campo de pesquisa, digite "Spotlight", selecione o ítem e arraste para o painel da direita;
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Arraste o item "Spotlight" para o painel da parte direita da tela (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)


Passo 4. Configure a etapa "Spotlight" digitando "Captura de tela". Dessa forma, o usuário está indicando que todos os arquivos que tenham esse termo no nome serão selecionados na mesa. Se utilizar o sistema operacional em inglês digite "Screen Shot";
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Configure o Automator para selecionar as imagens (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 5. Em seguida digite "Mover itens do Finder" na busca e arraste este item para o painel da direita. Escolha a pasta para onde serão movidas as capturas de tela;
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Configure a etapa de transferência de arquivos (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 6. Clique em Arquivo > Salvar para gravar o fluxo de trabalho. Assim, sempre que desejar limpar a mesa e mover as capturas de tela basta abrir esse arquivo;
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Clique em Arquivo > Salvar e grave seu fluxo de trabalho (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 7. Clique no botão "Executar" para mover as capturas de tela para a pasta desejada. Observe o log da execução para conferir se não ocorreu nenhum erro.
automator (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Arquivos movidos com sucesso (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Esta é apenas uma das funções da ferramenta Automator, que pode automatizar praticamente qualquer ação do sistema operacional Mac OS em computadores Apple.
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