Boa parte das operadoras de telecomunicações ao redor do mundo já implementa soluções relacionadas ao Big Data. A ideia é utilizar os dados dos clientes como apoio para as iniciativas internas, aumentando a eficiência operacional.
A Informa Telecoms & Media realizou um estudo global com 120 operadoras de telecom e, de acordo com o site Convergência Digital, 48% delas disseram que já estão trabalhando na implantação de algum tipo de solução para lidar com grandes quantidades de informações. Atualmente, elas investem cerca de 10% de seu orçamento de TI em Big Data, e a previsão é de que esse percentual suba para 23% nos próximos cinco anos.
Os maiores interesses das operadoras de telecom estão voltados para o desenvolvimento de novos modelos de negócios (58%), sendo que 72% das implementações atuais são focadas em aplicações específicas de negócios, em vez de soluções ponta a ponta. Como resultado a curto prazo, essas empresas esperam poder melhorar o armazenamento de dados e o gerenciamento da experiência do consumidor.
"É importante para as operadoras utilizar o Big Data para entender os principais desafios e melhorar a experiência do cliente, usando grandes dados para otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços. As operadoras já estão construindo uma plataforma para explorar novas oportunidades de negócios," disse o coautor da pesquisa, Júlio Puschel.
Estreitando o olhar apenas para o Brasil, um levantamento recente realizado pela EMC mostrou que 43% das empresas do país ainda não estão olhando para o Big Data, uma das principais tendências de TI no mundo coorporativo.
via: http://corporate.canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.