Um estudo conduzido pelo veterano da indústria dos games Boris Schneider-Johne mostra que simplesmente ver a pontuação concedida a um game em uma análise influência nossa opinião sobre ele. Segundo ele, ao ver uma pontuação baixa, somos levados a falar sobre um título de maneira mais negativa que o normal quando questionados sobre suas qualidades — mesmo que nunca o tenhamos jogado.
O mesmo processo acontece quando um título recebe pontuações altas, o que nos estimula a ter uma opinião mais positiva sobre o produto. Segundo ele, esse efeito, somado ao fato de que a maioria dos analistas “não são especialmente selecionados e talentosos” na hora de avaliar um game, faz com que o sistema que temos atualmente seja essencialmente quebrado.
Dito isso, desenvolvedores que dependem da opinião popular para sobreviver precisam arranjar maneiras de “manipular o sistema”. Schneider-Johne afirma que isso é feito através da construção de produtos que possuem “15 primeiros minutos fantásticos” e uma “meta-história” que permita que experiências sejam compartilhadas facilmente com amigos.
Fonte: Polygon, BJ.
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