A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa (em japonês: お宅 lit. seu lar). Mas com o passar do tempo, otaku se tornou um termo usado no Japão para designar um fã por um determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer.
No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Por isso o termo acaba sendo desconhecido para o grande público.

No Brasil, se proliferou o dattebayonismo, espécie de otaku especializado no seriado Naruto, inspirado nas ações de seu idealizador, Welington Z. As reuniões dos aficionados, geralmente fantasiados como personagens do animê/mangá também levam em conta a fidelidade a aparência física e sobretudo a linguagem própria do seriado japonês exibido pela TV Tokyo.

fonte: wikipedia
Com a globalização, a influência de outros países - inclusive o Japão - em nossa cultura tem se intensificado. Eventos para os amantes das HQ's, animês, mangás e cosplayers acontecem por todo o Brasil e há muitos sites, blogs e fóruns especializados nessa área. Alguns locais que possuem maiores informações sobre esse meio são o site do Kadaj Neto, com notícias, entrevistas, coberturas de eventos e cultura otaku em geral e o blog do evento Encontro Nipon, que acontecerá em Campina Grande-PB nos dias 01 e 02/10.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.