quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Celular com problema? Entenda como funciona a garantia e saiba o que fazer

Celular com tela quebrada, que não liga mais, que caiu na água... Os problemas que os smartphones atuais podem ter são muitos, e nem sempre o conserto é coberto pela garantia. Confira neste guia preparado pelo TechTudo o que fazer caso o seu aparelho apresente defeito, mesmo que o período de garantia já tenha expirado.
android quebradoMachucou feio? Conserte seu gadget na garantia ou não (Foto: Reprodução)
Garantias
Em geral, as garantias só cobrem defeitos de fábrica, ou seja, quando o aparelho já é produzido com algum problema como um processador que esquenta demais ou memória que armazena com erros. Se seu celular parar de ligar sem motivos, por exemplo, é possível que seja um problema coberto pela garantia.
Para diminuir os danos nos acidentes e tentar "proteger" o celular caso caia no chão, alguns cuidados podem ser tomados como a compra de uma capa protetora e aplicação de película na tela.
No entanto, se o pior acontecer, evite retirar a bateria ou abrir o aparelho para tentar dar um jeito no problema, já que a assistência autorizada sempre se certifica se celular foi desmontado ou não. Isso tudo acontece para descartar uma possível má utilização. Se este for o caso, dificilmente a garantia não cobrirá o conserto.
Por exemplo, se seu Galaxy S3 cair no chão e uma rachadura aparecer na tela, não adianta reclamar: você pagará pelo reparo. No caso daApple, se o iPhone 4 quebrar por causa de alguma queda, o único meio de resolver o problema, pela assistência autorizada, custará em torno de R$ 450: valor para receber um novo aparelho, com espera de cinco dias úteis para a troca, em média.
iphone quebrado (Foto: Reprodução / geek.com)Para trocar um iPhone fora da garantia, só pagando um aparelho novo (Foto: Reprodução / geek.com)
Assistências "não autorizadas"
Se você não tem dinheiro para pagar um iPhone novo ou não consegue ficar mais de um dia sem um smartphone, uma outra opção está nas assistências não autorizadas. Como o nome já diz, a garantia pelo conserto não é feita pela empresa oficial e sim por lojas que geralmente cobram um preço mais barato e entregam em um tempo menor.
Nesses casos, é preciso ficar atento, porque quando você conserta ou troca seu aparelho na assistência autorizada da Apple, ou de outra fabricante, o celular que você recebe tem uma garantia original, pelo mesmo tempo. Já no caso das "não autorizadas", fica a por conta delas definir uma nova garantia ou não, assim como o tempo de "validade" desse direito.
Antes de sair atrás de uma assistência não autorizada, é importante saber que as empresas oficiais sempre analisam os problemas e avisam ao cliente da necessidade, ou não, de um pagamento extra para o reparo.
via tech tudo
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.