quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quad Core à 2.66Ghz ou Dual Core à 3.33Ghz ?


Esta pergunta surge muito freqüentemente: 
Para uma determinada aplicação, é melhor um Dual Core para mais de 3 GHz Quad Core ou uma menor freqüência, pois muitas vezes tudo é proposto com o mesmo preço? 


Até o ano passado, a resposta típica era: 
Para aplicações paralelas (multi threaded) como a codificação de vídeo, a compactação de arquivos, Quad Core era superior, e isso ainda é verdade. 
Para os jogos, no entanto, a resposta era diferente: os jogos que usam somente os 4 núcleos de um quad, com poucas exceções, como Comandante Supremo ou GTA 4, era melhor ter um Dual Core de 3 GHz ou mais. 


Mas em 2010, isto mudou: 
Duas razões para essa mudança em favor do Quad Core para os jogos:

  • O modo Turbo dos novos processadores Intel Core i 5 e 7 em socket 1156 permite aumentar automaticamente a freqüência quando somente um ou dois núcleos são ativado, em função das aplicações. Por exemplo, o Core i5 750 funciona a 2.66 Ghz se os 4 núcleos são ativados, mas passa a 3.2 Ghz se 2 núcleos funcionam : então não tem nenhuma razão de escolher entre Dual Core a 3.2 Ghz ou Quad Core a 2.66Ghz, o Core i5 750 é os dois de acordo com as aplicações! O modo turbo existe também em certos CPU AMD, principalmente dos X6: Mode Turbo na AMD ; Phenom II X6 1090T
  • Os novos jogos, como BattleField Bad Compagny 2, ou Metro 2033, utilizam os Quad Core, em razão de um novo elemento: a 'física', ou gestão das partículas (explosões por exemplo) é agora gerenciada pelo CPU...

De acordo com os textes realizados pelo Hardware Magazine N°46, um Quad Core a 2.66Ghz é 10% melhor que com um Dual Core a 3.33Ghz com o jogo Metro 2003, e 20% melhor com Bad Compagny 2, veja os gráficos:


Os CPU utilizados são em E8600 para os testes com 2 cores e um Core i5 750 para os testes 4 cores e um Core i7 920 para os 4 cores + HyperThreading (HT). 
Os Dual Core com Turbo e HyperThreading (Core i5 600) deveriam alcançar os Quad Core do mesmo padrão (i5 750) no BattleField Bad Compagny 2 . 
Este último jogo utiliza os Quad Cores com Hyper Threading (HT), como os Core i 7 800, com um ganho de 25% em relação ao Quad non HT a 2.66Ghz, ou seja um ganho de mais de 50% em relação ao Dual Core a 3.33Ghz ! 

Com BattleField 3 , o desenvolvedor utilizou, claramente as possibilidades dos Quad: 
inútil de tentar jogar com um Core 2 Duo de 2006 tipo E6400, ou um Athlon 64 X2, mesmo com uma placa gráfica potente, o jogo ficaria parecido com um diagrama,,, 

Para lembrar o que é a 'física' ou 'PhysX' : 
A ' física ', ou gestão das partículas, e denominada PhysX na nVidia, é confiada ao GPU (processador gráfico), depois da revenda, em 2008, da sociedade que tinha desenvolvido esta tecnologia. 
Os processadores de cartas gráficas ATI não podiam aproveitar destes efeitos, principalmente para Batman Asylum. 
Conscientes das frustrações que isto provocava, os programadores de jogos decidiram confiar a gestão das partículas ao CPU, considerando as possibilidades dos Quad Core, cada vez mais presentes nos PC. 

Tradução feita por Ana Spadari via pt.kioskea.
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