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Então, qual foi o problema? Segundo o analista e cofundador do Business Insider, Henry Blodget, o maior erro da Apple foi manter o alto preço do iPad em um mercado cheio de concorrentes bons e baratos.
Mesmo com a chegada do iPad mini, projetado para que a fabricante pudesse concorrer com Google, Amazon e outros, a Apple não conseguiu recuperar as vendas. Não faz sequer um ano que o pequeno iPad foi lançado e ainda assim há pouco interesse do mercado pela novidade. E o motivo, mais uma vez, é o preço.
A Apple lucra a partir das vendas dos dispositivos móveis e protege sua margem de lucro ao manter o alto preço. Já suas concorrentes conseguem disponibilizar tablets mais baratos, pois geram lucros a partir de outros produtos. A maçã segue a filosofia de vender os 'melhores' produtos e não 'a maioria' dos produtos.
No entanto, de acordo com Blodget, ao manter o preço premium e a alta margem de lucro, a companhia está perdendo fatia de mercado, algo que poderia ajudá-la a captar mais mercado de mobilidade, já que seu sucesso sempre foi baseado na propaganda boca a boca.
"A atual estratégia da Apple gera mais lucro, porém, é um tiro no pé, já que provavelmente vai enfraquecer o valor da marca no futuro", diz.
Ele ainda sugere que se a companhia se focar em ser a plataforma dominante do mercado de mobilidade em vez de ser a marca com o maior lucro, a maçã diminuiria o preço dos aparelhos. A mudança poderia 'machucar' os lucros no primeiro momento, mas fortaleceria o posicionamento da marca, o que a levaria a melhores resultados no futuro.
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via olhar digital
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