Franz Kafka, famoso escritor de ficção do século XX, é o homenageado do Doodle dessa quarta-feira (03) em comemoração ao seu 130º aniversário. O personagem Gregor Samsa, protagonista da obra “A Metamorfose”, retratado na imagem do Google, marcou a cultura literária ocidental. Kafka, que fez outros clássicos de sucesso, como "O Processo" e "Carta ao Pai", se destaca por ter escrito dramas que envolvem conflitos existenciais.
As figuras que ilustram as letras do Google são inspiradas no livro " Metamorfose", novela escrita em 1912. A narrativa é sobre Gregor Samsa, um homem que se vê em um pesadelo após acordar: seu corpo transforma-se em um inseto asqueroso, algo parecido com uma barata. A metáfora usada por Kafka aborda a sensação de inferioridade do filho na relação com a figura paterna.
Nascido em Praga, Franz Kafka teve uma vida marcada por problemas com o pai, o que pode justificar sua tendência a escrever sobre questões de autoridade no núcleo familiar. "Carta ao Pai", de 1913, foi uma outra obra com esse mesmo tema, assim como "O Veredicto", que conta sobre o poder de juiz que o patriarca exerce diante do filho.
Formado em direito, o autor teve uma educação marcada por reflexões acerca da opressão burocrática das instituições, da justiça e de seus reflexos na fragilidade do homem comum diante de problemas cotidianos.
"O Processo", "O Castelo", e "A Colônia Penal" foram publicações de grande sucesso do autor; em comum, e bastante coerentes com sua formação, todas abordam o poder e os receios humanos como temas centrais.
O olhar kafkiano exige do leitor uma atenção especial para a estrutura da obra. Feitas tendo a dor como base, suas metáforas são utilizadas com o objetivo de causar aflição, inquietação extrema.
Ao ler sua obra, o leitor é impelido a sentir a mesma angústia narrada pelo personagem; angústia essa entendida como característica pessoal e constante do próprio Franz Kafka, que cultivava a introspecção e possuia uma dificuldade particular em lidar com os círculos sociais.
Contrário às expectativas dos leitores, as produções kafkianas não possuem explicação. Algo grandioso acontece em todas as suas histórias, mas ilude-se quem espera encontrar nos livros as razões dos acontecimentos.
Todas as obras de Kafka são abertas à interpretação, assim, fica a critério do leitor refletir os temas e deduzir seu significado metafórico. Muito por conta dessa característica de escrita, a perturbação que sua obra possui ecoa muito fortemente para quem a acessa.
Em vida, Franz Kafka não conseguiu obter grande fama, porém, pouco depois de sua morte por tuberculose, em 1924, suas obras literárias cairam no gosto dos leitores e fizeram do autor um ícone da literatura universal.
via tech tudo
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.