quinta-feira, 4 de julho de 2013

Conheça as cinco maiores ameaças para o Mac OS X

A Kaspersky, empresa que produz um antivírus com o mesmo nome para o Mac OS X, divulgou uma lista em que considera as cinco maiores ameaças para o sistema operacional da Apple. Segundo a empresa, a crescente popularidade do software faz com que ele seja um alvo cada vez mais atraente para programas maliciosos. Confira:
Aumento da popularidade do Mac OS X faz com que ele seja mais visado para ataques (foto: Divulgação) (Foto: Aumento da popularidade do Mac OS X faz com que ele seja mais visado para ataques (foto: Divulgação))Aumento da popularidade do Mac OS X faz com que ele seja mais visado para ataques (foto: Divulgação/ Apple)
Mac se torna um computador zumbi
A maior infecção detectada em um Mac foi causada pelo trojan Flashback/Flashfake, que contaminou mais de 700 mil computadores. A contaminação ocorre quando o usuário visita um site que rode WordPress comprometido, e que transmite o malware através de uma vulnerabilidade do Java. Em seguida, ele infecta as máquinas e as transforma em um botnet zumbi.
Um botnet é uma rede de computadores ligados – neste caso, involuntariamente – para realizar uma tarefa, que pode ser comum, como bots de IRC, até atividades ilegais como enviar spams e participar de DDoS.
Malware chega através de vulnerabilidade do Java (Foto: Divulgação/Apple)Malware chega através de vulnerabilidade do Java (Foto: Divulgação/Apple)
Antivírus falsos/ Ataques de scareware
O Mac OS X tem sido vítima de programas anti-vírus falsos e scareware (um tipo de malware que limita a funcionalidade do computador). Estes ataques começam com publicidade falsa que faz com que o usuário instale o programa e se sinta compelido a comprar a versão completa. Quando isto acontece, o valor cobrado é maior ou deduzido várias vezes, o que torna a conta do usuário insegura.
Vulnerabilidades
O Mac OS X, assim como outros sistemas operacionais, possui várias falhas de segurança, inclusive não detectadas e que podem garantir o acesso não autorizado ao sistema. Uma vez que o computador esteja infectado, criminosos podem usar este acesso para instalar outros programas maliciosos.
Pode ser difícil detectar malwares no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple)Pode ser difícil detectar malwares no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple)
Ataques dirigidos
Alguns códigos exploram vulnerabilidades com o objetivo de infectar uma pessoa específica e roubar dados que só ela possui. Normalmente este processo ocorre através de um e-mail com um anexo suspeito que é usado para instalar o malware.
Infecções de redes Mac – PC
Alguns malwares foram feitos para se adaptar ao sistema operacional que encontram. Aqueles que se reproduzem por USB, por exemplo, podem infectar tanto Macs quanto PCs.
via tech tudo
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.