sábado, 15 de outubro de 2016

Como proteger seu smartphone


Esta dica não tem por objetivo proteger seu telefone de riscos ou de uma queda, mas te ajudará a proteger os dados que estão contidos nele e o uso da internet. 



Conselhos

Para evitar problemas, é melhor não estar com o aparelho nas mãos e falar no telefone em lugares suspeitos e perigosos, não deixar o telefone à vista (em uma mesa, por exemplo). Para evitar vírus, baixar softwares e aplicativos em sites oficiais, evitar abrir e responder a SMS desconhecidos e não navegar em sites de reputação duvidosa. Em caso de armazenamento de dados importantes é recomendado criptografar seus dados. Proteger sua tela permite evitar o uso do seu telefone. Para isso, basta simplesmente instaurar uma senha, que será solicitada para desbloquear o telefone. Pense em salvar seus dados em outro dispositivo ou na nuvem, porque os problemas com smartphones são frequentes. Instalar um antivírus parece uma boa ideia considerando-se a evolução atual! Sobretudo se você navegar bastante. 

Conexões

Não ative o Bluetooth ou o Wi-Fi somente durante o uso, pois isto diminuirá a possiblidade de um hacker se infiltrar no seu telefone.

Antivírus

Um telefone celular é muito menos suscetível de ser protegido do que um laptop ou computador fixo. Os usuários de smartphones quase nunca pensam que, ao navegar na Internet, podem expor-se à invasão de malwares, como acontece nos computadores. No entanto, esses vírus podem ser prejudiciais para o sistema operacional do telefone, para os aplicativos, para as informações pessoais, para os contatos, etc. Para saber mais, leia a dica Antivírus para smartphones 

IMEI ou International Mobile Equipment Identity

Este número permite que o operador de rede identifique o celular que está ligando e autoriza-lo, ou não, a se conectar. Este código permite bloquear o celular roubado junto às operadoras de telefone. Por isso, é muito importante saber que esse número está em seu contrato e na caixa de seu telefone. Caso contrário, para obtê-lo, você também poderá digitar *#06# no teclado do seu telefone ou para a sua operadora. Este número será útil em caso de perda ou roubo do seu telefone. 

PIN ou Número de Identificação Pessoal

O código PIN 1 (Personal Identification Number) é utilizado por todos, ele permite proteger o acesso ao chip e à rede. Ele vem com o chip. Você dispõe de três tentativas para digitar corretamente o código, em caso de erro, o telefone é bloqueado e solicitará um código PUK para reativá-lo. Este código PUK está disponível nos documentos que vieram com o aparelho no dia da compra ou no site internet da sua operadora. No entanto, ele tem seus limites e será insuficiente em caso de roubo do seu telefone, se ele estiver ligado. Na verdade, um telefone roubado ligado pode ser utilizado e dar acesso a dados importantes. O código PIN 2 protege o acesso a certas funcionalidades de seu celular como, por exemplo, bloquear o acesso ao seu diretório. Para obter o seu código PIN 2, contate seu serviço cliente ou veja o manual do seu telefone. 

Como mudar ou habilitar o código PIN do seu Android 

Código de segurança

O código de segurança protege o seu celular em si é diferente do código PIN, que protege o chip. Alguns telefones também permitem criptografar seus dados através do seu menu. Para o configurar essas opções, consulte o manual de uso do seu celular. 

Observação: os sites de aplicativos para celulares propõem softwares de criptografia de dados 

Bloqueio automático

Através do menu do telefone é possível ativar a o bloqueio após alguns segundos. Este recurso é prático para evitar que chamadas sejam realizadas, por engano, quando você coloca o telefone no bolso, na bolsa ou na mochila. Você pode configurar esse bloqueio para pedir um código que possa reativar os recursos do seu telefone. Isso vai impedir que alguém veja os seus dados em caso de roubo ou perda.

Senhas da internet

Como nos computadores, é possível gravar as senhas dos sites visitados na internet para não ter que digitá-lo a cada consulta. Isto é conveniente, mas não é seguro, se alguém acessar seu celular! Como nos computadores, é possível, através do menu do telefone, apagar os cookies, o cache, os sites visitados, os códigos salvos, etc. 

Criptografia dos dados

Alguns telefones propõem a criptografia dos dados contidos no celular, isto representa uma maior proteção de seus dados. Para saber mais sobre isto leia o manual de seu telefone, se não, alguns softwares propõem esta função. 

Exemplo de software de criptografia para Nokia: Mobile StrongBOX 

Precauções para a venda do seu telefone

Se você quiser vender ou dar o seu telefone, lembre-se de tirar o cartão inserido no telefone e excluir os dados do mesmo. Se for o caso, redefina o telefone para que ele fique como novo, como se você tivesse acabado de comprá-lo (Consulte o manual de seu telefone). Leia esta dica para te ajudar a apagar os seus dados Vender seu disco rígido ou seu computador 

Salvar seus dados

Faça o backup seus dados em outro suporte, pois em caso de bloqueio, de roubo, etc, você perderá todos os seus dados, contatos e sua agenda. 

Observação: você pode utilizar os softwares fornecidos pelo fabricante do seu telefone particularmente (como o OVI do Nokia, por exemplo). 

Localizar seu telefone

Leia esta dica Como localizar um smartphone 

Bloquear e/ou apagar seus dados à distancia

Alguns softwares e sites podem eliminar remotamente os dados, como é o caso dos antivírus. Isto pode ser útil em caso de roubo do seu celular para apagar dados confidenciais. Existem celulares que propõem um bloqueio do celular à distância. Se seu celular foi perdido ou roubado, você pode bloqueá-lo por meio de simples envios de SMS. 

Exemplo com o Nokia: 
Se seu celular foi perdido ou roubado, você pode bloqueá-lo à distância (assim como o cartão de memória), ao enviar um código de bloqueio por SMS. Para ativar o bloqueio à distância e definir o texto da mensagem selecione Menu > Tools (Ferramentas) > Settings (Configurações) > General(Geral) > Security (Segurança) > Phone and SIM card (cartão Sim) > Allow remote lock (Ativar bloqueio remoto) > Yes (Sim). Redija a mensagem de bloqueio e confirme. Esta mensagem deve ser constituída por 5 caracteres, pelo menos. 

Exemplo com o Samsung 
Você deverá usar o software gratuito Samsung Dive gratuit 
Informações complementares 

Alguns softwares permitem excluir dados à distancia, como os softwares de localização ou antivírus. Isto pode ser útil em caso de roubo do seu celular, para apagar os dados sensíveis. 

Exemplo com Antitheft de F secure Gratuito 
Este software permite bloquear seu telefone à distancia, apagar os dados, localizar o aparelho, conhecer o número da pessoa que colocou um novo chip e, tudo isso, gratuitamente! Ele é compatível com Android, Symbian e Windows. 

Como fazer com o Antitieft
Envie a mensagem texto #lock#<seu código> para o seu celular para bloqueá-lo, 
Envie a mensagem texto #wipe#<seu código> para o seu celular para apagar seus dados, 
Envie a mensagem texto #locate#<seu código> para o seu celular para recuperar o seu cartão. 

Quando alguém rouba seu celular e troca o chip, o celular é bloqueado automaticamente e o número de telefone do ladrão lhe é comunicado. Esta funcionalidade se inicia automaticamente, caso você tenha definido esta configuração. 

O que fazer em caso de roubo

O que fazer em caso de roubo de celular 
Alguns softwares permitem apagar à distancia os dados do seu telefone, se você instalou um destes softwares, aproveite! 

Fonte: http://br.ccm.net/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.