quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vantagens e usabilidade da Realidade Aumentada


Inovação tecnológica em pleno desenvolvimento, a realidade aumentada sobrepõe objetos virtuais à realidade por meio da tela de um smartphone ou tablet. Atraente e divertida para os usuários, ela oferece muitas aplicações para empresas e marcas. 



O que é e como funciona a Realidade Aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que cria uma interação entre o mundo real e os dados virtuais, como objetos, imagens e textos. Estes dados virtuais são sobrepostos à realidade através de imagens em 2D ou em 3D, por meio da tela de um dispositivo móvel (smartphone, tablet ou óculos conectados). De um modo geral, a realidade aumentada se vale da geolocalização, através dos dados do GPS dos dispositivos. 

Quais são as diferenças entre a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual

A Realidade Virtual coloca o usuário no meio de um ambiente 3D virtual com o qual ele pode interagir. Esta é uma tecnologia de simulação que, ao contrário da Realidade Aumentada, baseia-se, predominantemente, no virtual. Suas principais ferramentas são os óculos de realidade virtual, como o Oculus Rift.

As vantagens da Realidade Aumentada

Como aumentar as vendas

Muitos empecilhos relacionados às compras online, decorrentes da falta de projeção e de equipamentos, podem ser eliminados graças ao uso da Realidade Aumentada. Com esta tecnologia, é possível visualizar um objeto em sua casa (ou a si mesmo, em caso de compra de roupa), antes de fechar a compra de um móvel, por exemplo. Outra vantagem, diz respeito às situações em que os usuários se sentem sozinhos, sem assistência ou informação em tempo real, durante uma compra. Neste sentido, a Realidade Aumentada vai ajudar neste processo. Em um site comercial, a Realidade Aumentada pode criar interações que não existiriam entre um cliente e o vendedor.

Como enriquecer conteúdos

A Realidade Aumentada é um sistema que adiciona dados, que dá informações adicionais em tempo real, em uma determinada situação ou em um ambiente específico, sem que o usuário precise procurá-las como, por exemplo, durante uma excursão, uma viagem de carro ou um passeio de bicicleta. As vantagens são muitas para os usuários sendo, as principais, a cultura, a segurança e a economia de tempo.

Como melhorar a imagem da marca

As inovações tecnológicas são muito populares entre usuários e clientes potenciais. Uma empresa ou marca que escolhe usar a Realidade Aumentada, se arma de uma alavanca de comunicaçãoganhando, não só em visibilidade, mas também, em imagem. Ao surfar neste tipo de tendência, a marca ou a empresa podem, ao mesmo tempo, atrair um novo público e fidelizar seus clientes atuais. 

Como usar um aplicativo de Realidade Aumentada na empresa

Uma marca ou empresa que queira utilizar a Realidade Aumentada como estratégia, dispõe de várias soluções que devem ser pensadas em função dos objetivos e do orçamento. Assim, é possível usar aplicativos já existentes, como o aplicativo móvel Augment, para Android ou iOS ou chamar especialistas em Realidade Aumentada. Apesar da primeira opção ser mais barata, ela é menos personalizável. 

Exemplos de usos da Realidade Aumentada

Em turismo

A realidade aumentada é usada no setor do turismo para melhorar a experiência do usuário durante as visitas. Os monumentos históricos, os museus, as praças e jardins têm seu próprio aplicativo de Realidade Aumentada que permitem a sua visualização.

Em loja física

Em lojas, a Realidade Aumentada permite que os usuários provem roupas sem passar pelo provador. Outro uso possível é atrair clientes para uma loja através de um aplicativo. A marca C&A utiliza este princípio através do fenômeno Pokémon GO, convidando treinadores aspirantes para visitar as lojas e capturar Pokémons.

No e-commerce

Em um site de compras, a Realidade Aumentada se aplica de diversas maneiras e objetivos. Alguns oftalmologistas propõem o teste de vários modelos de óculos antes do cliente tomar uma decisão, e uma loja de decoração como a Ikea permite visualizar os móveis em sua casa, antes de comprar. 

Em automóveis

No setor automobilístico, a Realidade Aumentada permite exibir informações sobre o para-brisa. Este modo de visualização de cabeça erguida dá informações sobre a velocidade, os eventuais obstáculos, a largura da pista e o tráfego. 

Foto: © syncmobile.com.brFonte: http://br.ccm.net/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.