quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Os cabos HDMI são os mais utilizados para a transmissão de áudio e vídeo entre dois dispositivos. Mas a gama de cabos disponíveis no mercado e a diferença de preços entre eles pode deixar o consumidor em dúvida de qual a melhor opção e o que comprar. Para ajudar o site do Techtudo explica quais as principais características e diferenças de cada produto. Vamos nessa?
Diferentes materiais podem encarecer HDMI (Foto: Creative Commons) (Foto: Diferentes materiais podem encarecer HDMI (Foto: Creative Commons))Cabo HDMI é o mais prático do mercado (Foto: Creative Commons)

HDMI de alta qualidade ou padrão
Criado em 2002, o padrão HDMI (High-Definition Multimedia Interface ou Interface Multimídia de Alta Definição, em português) surgiu para transformar o mundo dos eletrônicos. Foi com ele que acabou a necessidade de usar cabos componentes diferentes para áudio e vídeo. Quem não se lembra da dificuldade de achar os cabos e entradas com as mesmas cores? 
Os cabos HDMI contam com dois tipos disponíveis no mercado: padrão e alta qualidade. A primeira opção, também chamada de HDMI categoria 1, fornece dados a uma velocidade de 76MHz (sinal de 1080i). Já a categoria 2 traz velocidade de 340MHz – sinal de 1080p. A diferença pode ser vista, basicamente, em telas com resoluções de 2560×1600. Para consoles de última geração e Blu-rays ou melhor também é um cabo de alta qualidade
O monitor Samsung UD590 tem tela de 28 polegadas Full HD (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)O tipo de cabo HDMI varia de acordo com a tamanho e resolução das telas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Se você usar telas menores, abaixo de 32 polegadas, não será capaz de ver a olho nu a diferença da transmissão de imagem entre um cabo ou outro. Ou seja, se você não tem uma televisão de alta resolução e um grande tamanho, não vale a pena investir em um cabo de alta qualidade.
Material
Um consumidor pode encontrar cabos banhados a ouro ou níquel. A única diferença entre os dois são a camada metálica dos pinos e o corpo dos conectores. Com o ouro, é mais difícil que o material corroa e a conexão elétrica tende a ser melhor. Porém, se o cabo for usado em um ambiente interno climatizado, o níquel é o suficiente. Dessa maneira, o maior investimento em um produto banhado a ouro só é necessário em lugares onde seja mais fácil que o material seja corroído, como ambientes externos.
Distância 
A distância é um dos principais pontos a ser observados. Quando os cabos são usados em até 2 metros, dificilmente será visto algum defeito. O problema está em distâncias maiores, que pedem melhor cuidado em sua construção e blindagem mais eficiente.
Por isso, empresas mais sérias utilizam condutores com diâmetros maiores que os cabos para distâncias menores. Com isso, é possível evitar interrupções constantes na imagem e uma pequena perda de nitidez.
Versões HDMI
As versões de HDMI são usadas, na verdade, nas entradas e não no cabo. Porém, é importante conhecê-las para comprar cabos que sejam compatíveis com o seu aparelho. No Brasil, o mais comum são as versões 1.3, 1.4 e 2.0. A grande inovação da última versão está na melhor capacidade de qualidade nos televisores 4k.
TV da Panasonic é a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulgação)HDMI 2.0 gera resultados incríveis em televisores com tecnologia 4K (Foto: Divulgação/Panasonic)
HDMI segundo a HDMI
A empresa HDMI, responsável pela tecnologia, cita cinco diferentes tipos de cabos para ajudar aos consumidores na escolha correta. São eles:
1. Standard HDMI Cable (Cabo HDMI padrão)
Projetado para lidar com grande parte dos aparelhos caseiros, transmite 1080i ou 720p em vídeo.
2. Standard HDMI Cable with Ethernet (Cabo HDMI Standard com Ethernet)
Conta com as mesmas características do modelo anterior, mas com um canal adicional dedicado a dados, conhecido como HDMI Ethernet (a tecnologia só funciona se ambos os dispositivos que estiverem sendo ligados tiverem Ethernet habilitado).
3. Standard Automotive HDMI Cable (Cabo HDMI Standard Automotivo)
Também com as mesmas configurações da primeira opção, porém específico para carros. Com ele, o sistema do automóvel pode ser conectado com um ou mais sistemas sem que o sinal seja perdido.
4. High Speed HDMI Cable (Cabo HDMI de alta velocidade)
Projetado para lidar com resoluções de vídeo de 1080p, além como novas tecnologias como 4K, 3D e Deep Color. O cabo também é o mais indicado para quem for conectar um Blu-ray.
5. High Speed HDMI Cable with Ethernet (Cabo HDMI de alta velocidade com Ethernet)
Traz a mesma tecnologia do quarto cabo, suportando grandes telas sem perder qualidade. O seu diferencial está na possibilidade de conectar dois dispositivos que tenham Ethernet habilitado.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.