sábado, 10 de dezembro de 2016

Como operava a maior rede de cibercrime


As autoridades de diferentes países revelaram como funcionava a maior organização dedicada ao crime na Internet. 

(CCM) — Os escritórios da Europol, a polícia europeia, Eurojust, responsável pela cooperação judiciária, o FBI e de outros órgãos de segurança nacionais revelaram detalhes sobre o modus operandi da Avalanche (em Inglês), a maior organização de fraude do mundo da Internet desativa há uma semana atrás. 

Entre os detalhes da operação que deram um fim na plataforma Avalanche, está o envolvimento das forças de segurança de mais de 40 países, que trabalharam juntas durante quatro anos para desmantelar a rede de golpes cibernéticos. Concretamente, as autoridades europeias desativaram 39 servidores que abrigavam centenas de milhares de domínios fraudulentos e realizaram raids (ataques) em dez países europeus e identificaram os dezesseis dos principais suspeitos por trás dessa trama. As forças policiais envolvidas na operação estimam que os ataques e golpes da rede Avalanche vitimaram pelo menos 180 países, e seu desmantelamento foi possível graças ao sistema sinkholing, ou seja, assumir o controle dos equipamentos infectados pelo malware do grupo criminoso. A Avalanche empreendeu ataques de phising, envio de e-mails fraudulentos para obter dados privado e campanhas de spam, capaz de enviar até um milhão de e-mails com vírus e endereços da web fraudulentos que infestam os computadores de suas vítimas. Entre os principais alvos da Avalanche estavam os usuários de serviços bancários na Internet, dos quais foram roubados em média 5.000 euros (5.308 dólares). No total, esta rede criminosa conseguiu controlar 50.000 computadores pessoais espalhados por todo o planeta. 

Os problemas de segurança da Internet continuam a ser uma das principais ameaças que enfrentam os usuários e as empresas, apesar dos rápidos avanços neste campo. Recentemente, a empresa Obertur Technologies (em inglês) criou um sistema que impede a fraude relacionada aos pagamentos online com cartão de crédito. 

Foto: © Canbedone - Shutterstock.comFonte: http://br.ccm.net/news/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.