terça-feira, 1 de novembro de 2016

Criando listas suspensas em cascata no Excel


Através da lista suspensa você pode escolher uma categoria dentro de uma célula. Em outra célula, a lista suspensa proposta dependerá da escolha anterior, o que ajuda a limitar as buscas e processar grandes listas, dividindo-as racionalmente. 

Princípio: utilizar Dados > Validação de dados > Lista e a função Indireta

Listas suspensas de célula em cascata

Para a primeira, o procedimento é normal (veja a dica Como criar listas suspensas no Excel nesta categoria). Para as outras, indicamos a fonte indiretamente. 

Etapa n° 1 - Preparar os intervalos com listas diferentes

Para começar, digite uma lista de departamentos franceses, e defina o nome [Dep] para este intervalo: Guadalupeem B2, Guiana em C2, Martinica emD2, Ilha da Reunião em E2. 

Em segundo lugar, digite em B3, B4, etc. e, por ordem alfabética, o nome das 34 comunidades de Guadalupe: AbymesAnse-BertrandBaie-Mahault, etc. e defina o nome Guadalupe para o trecho B3:B36. 

Da mesma maneira, digite em C3, C4, etc., as 22 comunidades da Guiana; em D3, D4, etc., as da Martinica; e em E3, E4, etc., as da Ilha da Reunião. Defina o nome Guiana para o trecho C3:C24, o nome Martinica para o intervalo D3:D36, o nome Ilha da Reunião] para o intervalo E3:E26. 

Etapa n° 2 - Criar um LDC que mostre o nome do departamento

Em outra folha da pasta de trabalho, crie em B1 uma lista suspensa de célula tendo como Fonte a fórmula =Dep e defina o nome iniciar para essa célula. 

Em B3, crie uma lista suspensa tendo como Fonte a fórmula =Indireto (iniciar). 

Comece selecionando um departamento em B1 e, em seguida, verifique se, no LDC da B3, estão listados apenas os departamentos selecionados. Faça a sua segunda escolha. Com um simples Copiar/Colarvocê poderá reproduzir (sem edição) a célula B3 e sua lista suspensa. 
Foto: © Microsoft.comFonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.