quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Como funciona a fibra ótica


A fibra ótica designa uma nova rede fixa que se apoia em um suporte físico muito fino (fibra em vidro ou em plástico) utilizado pela transmissão de dados IP (por Internet) em grande velocidade. 
A fibra óptica tem um núcleo de material transparente, em que a luz é refletida, o que faz com que ela fique retida no cabo. Assim os dados, que correspondem ao impulsos de luz muito curtos, viajam na velocidade da luz (ou quase, pois a velocidade da luz na fibra será sempre menor do que a velocidade real da luz, ela é medida no vazio)! 



Qual é o desempenho e suas aplicações concretas e como tirar proveito da fibra ótica? 

Atualmente, a fibra óptica assegura uma taxa de fluxo (transmissão de dados através da Internet) de até 100 Mbi/s, e multiplica por 10 o desempenho de uma rede ADSL convencional. No futuro, prevê-se taxas que alcançarão vários Tbit/s... Mas o problema surge quando os nossos computadores não conseguem lidar com essa taxa de dados rapidamente. 

Os padrões WiFi atuais (802.11a ou 802.11b) só permitem uma velocidade máxima teórica de 54MB/s, que é menor do que a taxa da fibra. O padrão a ser expandido (802.11n) permite taxas de dados muito muito mais elevadas (até 600MB/s teórico). Entretanto, se você quiser usar a sua fibra ao máximo, conecte-se a sua caixa via Ethernet

100 Mbit/s de debito pela fibra ótica: por que?

O volume de dados transmitidos simultaneamente pela Internet tem aumentado drasticamente nos últimos anos: partilha de vídeos, fotos ou assistir filmes em HD on-line são consumidoras da banda larga. Receber uma taxa de até 100 mega, permite melhorar significativamente esses diferentes usos da Internet.

Como a fibra óptica funciona na ADSL: alguns exemplos

Fazer download em menos de 50 segundos de 0 álbuns MP3 (cerca de 3 minutos, com ADSL)Download de filmes (700 Mega) em um minuto (4 minutos com ADSL). 
Compartilhar em segundos um álbum de fotos composto por cinquenta imagens (10 segundos para ADLS) 
Ver filmes ou canais de TV em alta definição ou garantia de qualidade de imagem 3D 
Compartilhar em alguns décimos de segundo grandes arquivos na internet 
Jogar em rede on-line com tempo de resposta ideal 
Fazer videoconferência 

Todas essas atividades e tarefas podem ser realizadas simultaneamente, sem risco de redução do fluxo ou perda de qualidade. 


Foto : © www.linkedin.comFonte: http://br.ccm.net/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.