terça-feira, 12 de julho de 2016

Placa de vídeo deixa o PC mais rápido?


Este é um assunto já bastante discutido em meio a informática, mas para quem ainda tem dúvidas a respeito do que é e como funciona uma placa de vídeo resolvemos criar este artigo explicativo para sanar as suas dúvidas.

Placa de vídeo deixa o pc mais rápido

Sim, a placa de vídeo deixa o pc mais rápido. Veja como a placa de vídeo influencia no funcionamento do computador e quais as vantagens em se comprar uma placa de vídeo. Confira!

A maioria dos computadores utilizam placas de vídeo integradas à placa-mãe (Chamadas de placa de vídeo-onboard). Todo computador tem uma placa de vídeo. Ela é a responsável por mostrar todas as imagens que vemos no monitor do pc, por isso o nome placa de vídeo.

As placas de vídeo onboard faz parte da construção da placa-mãe e elas consomem recursos do computador como potência do processador e o espaço da memória ram, deixando o pc mais lento. Então instalar uma plada de vídeo, só o fato de instalar uma, independente de sua potência, já melhorará o desempenho do pc, pelo fato de que as placas de vídeo externas (placas de vídeo off-board) possuem seu próprio processador e memória ram.

Quais as vantagens em comprar uma placa de video?

A placa de video é um item fabricado somente para o desempenho e melhoria das imagens apresentadas no computador. Uma placa de video onboard é muito limitada, já as offboard podem atingir performances extremas. A vantagem em se ter uma placa de vídeo offboard  são:
  1. Imagens mais nítidas e cores mais realistas (o que depende também do monitor);
  2. Melhores Desempenhos em jogos e aplicativos 3D;
  3. Melhores imagens em filmes e vídeos, pois utilizam vários recursos e filtros que fazem os vídeos parecerem super realistas.
Bem acho que até aqui você já deve ter intendido o porque que a placa de vídeo deixa o do pc mais rápido. Então se você pretende comprar uma, o importante agora é saber como fazer a escolha certa!

Qual placa de vídeo comprar?

Bem, esta não é uma escolha fácil devido ao grande número de placas existentes no mercado com variações enormes de preço e desempenho. A escolha da placa de vídeo vai depender de o que você pretende fazer: assistir filmes, melhorar o desempenho do pc ou jogar. Para facilitar a sua escolha temos um artigo explicando detalhadamente como escolher uma placa de vídeo, vale muito apena conferir!

Devo comprar uma placa de video para deixar o pc mais rápido?

Se você não roda jogos pesados, e nem trabalha com editores de videos e programas 3d, nesse caso não é preciso comprar uma placa de video. Utilize programas que mostram o consumo de memória e processador para saber o que está deixando o seu computador lento.
Ao verificar se o processador ou a memória estão trabalhando muito próximo do limite, o primeiro passo então para deixar o pc mais rápido é aumentar a quantidade de memória ou trocar o processador com base na sua análise. Mas antes, não esqueça de fazer uma varredura completa por vírus e malwares, pois isso pode ser a causa da lentidão.
Anterior
Proxima

Postador

3 comentários:

  1. sem dúvidas tenho uma Gforce 210 até que da pro gasto!

    ResponderExcluir
  2. Pretendo trocar de placa de vídeo mais ainda vou ter uma 1080 da NVIDIA que de placa mano quero rodar todos meus jogos preferidos com folga aí em abrss

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.