quinta-feira, 7 de julho de 2016

Como usar o Twitter Dashboard nas empresas


O Twitter integrou uma nova ferramenta de monitoramento, o Twitter Dashboard (Painel de Controle), dedicada às médias e pequenas empresas, que melhora a comunicação com os clientes da plataforma. Com o Twitter Dashboard, você poderá gerenciar a relação com os seus clientes e utilizar os dados interessados, sem precisar de outro serviço. 



Twitter, um espaço para a relação com o cliente

27 milhões de consumidores possuem um smartphone e 43,3% do tráfego de um site vem de um dispositivo móvel. Este canal, que se tornou indispensável, mudou a maneira de se comunicar dos consumidores que passam, cada vez mais, pelas redes sociais, sendo 80% pelo Twitter, para entrar em contato com uma marca, rapidamente. 

Com 316 milhões de usuários ativos mensais e 500 milhões de tweets por dia, o Twitter se tornou um espaço importante para as relações com o cliente. O número de consumidores presentes na plataforma está em constante evolução. 

De acordo com o Guia de Atendimento ao Cliente do Twitter, em dois anos, o número de tweets enviados às marcas foi multiplicado por 2.5. Isso estimulou a plataforma a desenvolver uma ferramenta para as pequenas e médias empresas que pudesse gerenciar melhor as suas contas. 

Como funciona o Twitter Dashboard

O Twitter Dashboard é uma caixa de ferramentas completa que oferece 3 grandes funções de monitoramento.

Programação dos tweets

A marca pode publicar e programar seus tweets pela guia Criar, sem usar outro serviço. O Twitter Dashboard (Painel de controle) pode trazer respostas individuais e de grupos através das DM(Mensagens Diretas) e editar seu próprio calendário de publicações. 

Análise de audiência

A guia Analytics dá acesso aos dados e sua análise, ou seja, o número de retweets, de cliques, progressão do envolvimento dos clientes, classificação dos tweets por menções, assinantes mais ativos, etc. 

Conselhos práticos e recomendações

O Twitter aconselha as empresas a reforçar o envolvimento dos seus seguidores. Além de muito útil, a linha do tempo (feed de notícias) permite rastrear todos os tweets interessantes para a marca através de tags, o que facilita muito o monitoramento no Twitter.

Por que usar o Twitter Dashboard nas empresas

O Twitter Dashboard aborda vários problemas de relacionamento com clientes nas redes sociais. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e apressados. Assim sendo, o aplicativo facilita o gerenciamento da relação com o cliente e permite ganhar interatividade e capacidade de resposta, melhorando, consideravelmente, o atendimento ao cliente. Graças aos dados analisados no Twitter Dashboard, a marca pode estudar o comportamento e as expectativas de seus clientes e ser proativo. 

Clientes satisfeitos são propensos a recomendar a marca para seus contatos. Este é um dos maiores benefícios para a marca em termos de retornos de investimento. Sem contar que usar o Twitter como um canal de cliente, permite que as empresas economizem até 80% nas chamadas de telefônicas. 

Como usar o Twitter Dashboard

A empresa ou a marca deve criar uma conta no Twitter antes de baixar o aplicativo (a partir de um computador ou do iTunes). Depois de instalado, você deve definir o seu perfil (local, online, marca, produto, videogames, etc.). A segunda etapa é definir as configurações do fluxo About You (Sobre você), que permitirá rastrear todos os tweets da marca (que ela seja mencionada ou não). A escolha de palavras-chave é importante em função do que a marca está procurando, ou seja, e-reputação, produtos ou serviços, etc. 

A estratégia de comunicação no Twitter deve ser definida antecipadamente e deve ser consistente. O que a marca quer comunicar aos clientes, e como? A que fins promocionais ela se destina? A relação com o cliente? Os objetivos devem ser precisos e direcionados (sem serem muito rígidos). O Twitter oferece uma visão global do que se diz sobre uma marca, para que ela tire o máximo de proveito do Dashboard, para atender melhor às expectativas de seus clientes. 

Outros conselhos

Para que o Twitter Dashboard seja utilizado corretamente, pense em fixar metas em função dosIndicadores de Desempenho, ou seja, a satisfação do cliente, a eficácia operacional, as oportunidades de venda, a identidade de marca, etc. 

Defina claramente o perfil, o nome do usuário e a capacidade da equipe que vai responder aos tweets dos clientes. A conta do Twitter que responde deve estar em sintonia com a imagem da marca e/ou empresa. 

Encontre o equilíbrio entre os hábitos de publicações que contribuem para fortalecer a identidade da marca e a sua inovação, para quebrar a rotina e criar um efeito de surpresa. 

Foto: @ Pixabay.Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

Um comentário:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.