sexta-feira, 13 de maio de 2016

Softwares de diagnóstico de infecções


Estes softwares permitem controlar as infecções presentes em seu computador. Eles também detectar os pontos sensíveis susceptíveis de aumentar as infecções. Eles geram um relatório bastante longo que deverá ser analisado no fórum de Segurança, seguido do explicativo do problema. É inútil utilizá-los todos juntos ou tentar decifrar tudo isto sozinho! Os contribuintes de segurança dos sites sabem analisá-los para detectar as diferentes infecções presentes no seu computador. Porém, alguns contribuintes têm preferências pelos softwares citados abaixo. 



O serviço Pjjoint permite avaliar os relatórios gerados por estes programas de maneira automática. Para mais informações, leia a dica sobre o Pjjoint 

Observação: as ferramentas listadas abaixo não armazenarão informações pessoais. A única informação visível e suscetível de ser "privativa" é o nome da sessão (pode acontecer de ser seu próprio nome, dependendo da sua configuração). Neste caso, assinale ao moderador do fórum para que estas informações não sejam exibidas no fórum público. 

Zhpdiag

É atualmente o software mais completo, que permite detectar infecções em um computador: 


Baixe o ZHPDiag (de Nicolas Coolman). ZHPDiag. Clique duas vezes no arquivo de instalação e instale com as configurações padrão (não se esqueça de marcar “Criar um ícone no desktop”). Inicie o ZHPDiag com um clique duplo sobre o ícone presente no seu Desktop (Clique direito = Executar como administrador no Vista). Clique em Completo e deixe a ferramenta escanear. Quando a varredura terminar, clique no ícone em forma de disquete e registre o arquivo no seu Desktop. 

Acesse o pjjoint.fr (em francês) para hospedar seu relatório na internet, para que ele possa ser consultado. Clique em Percorrer na parte Anexar um arquivo [...]. Selecione o relatório “ZHPdiag.txt” que se encontra no seu Desktop. Em seguida, vá em Clique aqui para soltar o arquivo e Copie/Cole o link no fórum de Vírus/segurança do site. 

Observação: se o site Gigasize ou Cijoint não entrarem, tente outro site, como indicado nesta dica sobre Hospedagem gratuita

OTL

OTL é um software de diagnóstico muito eficaz, que permite detectar todas as infecções, exceto aquelas presentes a nível do MBR




Baixe o OTL e salve-o no seu Desktop. 

No XP: clique duas vezes nele. 

No Vista ou Windows : clique com o botão direito em Executar como administrador e clique no “OTL.exe” para inicia-lo. Marque as 2 casas Lop e Purity. Marque a caixa de Todos os usuários. Ajuste o arquivo para 60 dias. À esquerda, ponha tudo em Todos. Não altere os </bold>Arquivos criados</bold> e Arquivos alterados. Clique em Analisar. No final da varredura, o Bloco Notasse abrirá com o relatório (OTL.txt). Pronto, este arquivo estará no seu desktop (em geral C:\Documents and settings\o_nome_da_sua_sessão\OTL.txt) 

Não poste no Fórum, pois ele é muito volumoso para passar em uma mensagem, e não poste em fragmentos (diversas partes), não será fácil para a pessoa que lhe ajudará de analisa-lo. Para transmiti-lo clique neste link: Pjjoint (em francês). Clique em Percorrer e busque o arquivo citado. Clique em Abrir > Clique aqui para soltar o arquivo. No mesmo nível do botão, no final do carregamento do arquivo, um link deste tipo aparecerá cjoint.com/?BBqwasYcwWs. Copie/Cole este link em sua resposta. Faça a mesma coisa com o "Extra.txt" que, logicamente, também estará no Desktop. 

Observação: se o site Cijoint não funcionar tente outro link, como o indicado aqui. Proceda como descrito acima. 

Tutorial OTL

FRST

Baixe o Farbar Recovery Scan Tool (de Farbar) em seu desktop. 

Observação: você deve ter a versão compatível com seu sistema em 32 ou 64 bits. 

Inicie o FRST (No Vista/7/8/8.1 do Windows, clique com o botão direito em FRST > Executar como administrador). Selecione a casa Addition.txt. e clique em Scan. Quando a varredura terminar, dois relatórios FRST.txt e Addition.txt vão aparecer no desktop. Hospede os dois relatórios nopjjoint e Copie/Cole os links em seu tópico. 

Hijackthis

Hijackthis é o software mais conhecido, mas atualmente ultrapassado e permite ver somente uma parte das infecções presentes em um computador: 


Veja este tutorial sobre Analisar, interpretar um log HijackThis e agir em consequência. 

RSIT

RSIT é um software de diagnóstico mais completo do que o Hijackthis mas, menos preciso do que o OTL e o Zhpdiag. Baixe-o 
aqui e salve-o no Desktop. Clique duas vezes no “RSIT.exe” para executa-lo. Clique em Continuarna tela Disclaimer. Se a ferramenta HijackThis (versão atualizada) não estiver presente ou não for detectada no computador, o RSIT o baixará (autorize o acesso no seu firewall, se solicitado) e aceite a licença. Quando a análise terminar, dois arquivos se abrirão (um só se você já tiver executado o RSIT: log.txt). Poste o conteúdo do log.txt (que será exibido), assim como do “info.txt” (que será reduzido na barra de tarefas). 

Observação: os relatórios são salvos na pasta “C:\rsit”. 

DDS


Este software é pouco usado atualmente em alguns fóruns; no entanto, ele dá muitas indicações sobre a identificação de infecções, os softwares instalados no PC, etc. Baixe o DDS (de sUBs) neste link. Execute o arquivo baixado. Publique o conteúdo do “DDS.txt” (que será exibido) e do “attach.txt” (que será minimizado na barra de tarefas). 

Veja o tutorial aqui 

Os softwares de proteção

Estes programas fazem parte dos softwares especialmente concebidos para diagnosticar as infecções de um computador, mas colar o relatório obtido pelo seu antivírusantispyware, umantivírus online, são um trunfo para ajudar os contribuintes de segurança do site.

Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.