sexta-feira, 13 de maio de 2016

Atualizar o site da sua empresa: o como e o porquê

O site é uma vitrine para a empresa, mesmo quando ela não realiza atividades online. Este tipo de suporte permite-lhe beneficiar de uma visibilidade adicional, facilitar a relação com os clientes e os contatos com novas perspectivas. 

A imagem e a visibilidade da empresa sofreão com a obsolescência do seu site. É por isso que as atualizações regulares são necessárias. Em alguns casos, recomenda-se uma revisão completa do site. Como fazer essas atualizações, e com que finalidade? 



O site da empresa: uma loja online

A ferramenta é ainda pouco utilizado pelas pequenas e microempresas 

Até pouco tempo atrás, poucas pequenas e micros empresas tinham o seu site, A situação tem mudado em um ritmo acelerado no Brasil. O site internet oferece várias vantagens notáveis para a empresa, mesmo quando a atividade não está relacionada com o e-comercio [/ feliz / 312-e-commerce-commerce eletrônica de comércio eletrônico]. O site da empresa pode mostrar a experiência ou os valores da empresa, servir como veículo de transmissão da mensagem comercial da empresa, apresentar os produtos ou serviços inovadores, comunicar com os clientes e fazer prospecções. 

Antes do lançamento de seu website, a empresa deve considerar a sua estratégia decomunicação, mas também as soluções técnicas que ela vai implantar. Um site deve forneceratualizações e animação regulares para aumentar e garantir essa vitrine. 

Por que atualizar seu site

As implicações das atualizações regulares de um site são muitas, por exemplo, são importantes para favorecer as boas condições para um melhor SEO, com a atualização do conteúdo propostos no site, adaptando o suporte às evoluções dos motores de busca. Não se deve esquecer que elas podem privilegiar a experiência de leitura de um internauta adaptando-se aos novos hábitos de navegação lhe oferendo novidades regularmente. É imprescindível evitar a obsolescência técnica ao usar materiais desatualizados, que não são reconhecidas pelos usuários da Internet e certificar-se que o site é seguro corrigindo as falhas de segurança assim que elas surgirem. 

Existem dois tipos de atualizações de um site profissional que são a publicação de conteúdo, por exemplo, a apresentação de novos produtos ou serviços, ou uma rubrica de notícias e a revisão técnica da totalidade ou parte do site, por exemplo, a passagem para o responsive design para que o site seja facilmente acessível no celular, ou a correção de elementos tecnicamente obsoletos da página. 

Exemplo prático: sites de "responsives" e Google 

Cada dia mais internautas se conecta à Internet móvel. Alguns sites já integraram este dado referente aos novos hábitos de navegação e oferecem uma versão móvel ou "mobile-friendly" de seus conteúdos. Isto é chamado um conteúdo automaticamente adaptado ao tamanho da sua tela. A partir de abril de 2015, o motor de busca Google força os editores de sites à passar para o "mobile-friendly", com o risco de um impacto negativo sobre seu SEO. 

Exemplo prático: a segurança do sistema de gerenciamento de conteúdo 

O sistema de gerenciamento de conteúdo CMSWordpress oferece atualizações regulares. Pode tratar-se de melhorias técnicas significativas, ou "patchs" corrigindo as falhas de segurança. Em abril de 2015, para exemplo, após a implantação do Wordpress 4.2, o CMS rapidamente propôs uma atualização de sua versão mais recente para corrigir algumas falhas de segurança. 

Como atualizar o site da empresa

Dependendo da solução utilizada para o desenvolvimento do site da empresa, os meios utilizados para a sua atualização poderá variar. Se a empresa optou por uma solução interna ou uma solução toda pronta, a atualização dos conteúdos e atualizações técnicas serão realizadas internamente, pela empresa, ou confiada a um novo prestador de serviço. Se a empresa delegou a criação e manutenção de seu site integralmente, as atualizações técnicas são tarefa do prestador original. A animação de conteúdo, pode, entretanto, ficar a encargo da empresa. 

Atualizar a parte visível do site

A parte visível do site é aquela que os usuários frequentarão e verão. Então, para zelar dessa parte, que será o lugar privilegiado para postar as Notícias sobre a empresa ou de sua especificidade e perícia, de apresentação regular dos novos produtos ou novos serviços, deve-se verificar assiduamente se o conteúdo que já se encontra online já não está obsoleto. 

Atualizar a parte técnica do site

A atualização da parte técnica diz respeito a manutenção do CMS (Joomla, Drupal, Wordpress ...) e suas extensões sempre atualizadas; assegurar a compatibilidade do CMS com os padrões atuais(por exemplo, navegação móvel) e a verificar se o site está devidamente protegido, para evitar a pirataria e a perda de dados. 

Uma restuturação global do site pode ser necessário, se ele já não está adaptado à nova tecnologia, não poderá ser devidamente protegido ou a navegação não cumprirá com os padrões atuais. 

Imagem © Fotolia.com 
Fonte: http://br.ccm.net/faq/
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