sexta-feira, 13 de maio de 2016

Redes sociais profissionais


Para um empresário, se as redes sociais profissionais (RSP) forem utilizadas, correta e efetivamente, elas poderão facilitar o recrutamento de novos funcionários e a busca de novos clientes e sócios. 



Visão geral das Redes Sociais Profissionais

O princípio das redes sociais profissionais é multiplicar os seus contatos graças aos contatos dos seus contatos, ou seja, os amigos dos seus amigos serão seus amigos. Através dessas conexões, você pode ter acesso a muito mais pessoas do que pensa. Em princípio, cada um tem sete conexões no mundo! 

Atenção, não é necessário se inscrever nestas redes sociais profissionais para participar delas. Tudo é baseado na credibilidade e na qualidade dos seus contatos e suas contribuições (veja abaixo: a utilização adequada das redes sociais profissionais). 

Ganho ou perda de tempo

A principal preocupação compartilhada por muitos empresários e a maior armadilha dessas redes é a perda de tempo. As redes sociais profissionais são consideradas demoradas, porque você precisa enriquecer o seu perfil, criar contatos e manter sua rede em dia. Para diminuir esse risco, estabeleça um período e tente não excedê-lo: de 15 a 20 minutos por dia, para começar. Se você acha a sua presença importante, fique mais tempo. E lembre-se que, graças ao uso adequado das redes sociais profissionais, a procura de novos funcionários, clientes ou sócios é rápida. Na verdade, você não precisa mais passar por vários intermediários, incluindo as secretárias, para encontrar a pessoa que procura. Esta prática é particularmente eficaz para o comércio, já que ela substitui os inúmeros telefonemas para marcar hora.

Segurança

Você provavelmente já ouviu falar dos abusos associados ao uso das redes sociais, como o roubo de identidade. É claro que o risco online existe, mas esse tipo de risco também existe na vida real como, por exemplo, os currículos falsificados. 

Que redes sociais profissionais escolher

Redes sociais exclusivamente profissionais: 
LinkedIn 
Viadeo 
XingZikiPlaxo 
Naymz 

Redes sociais públicas, com a possibilidade de uso profissional: 
Facebook 
MySpace 

Para utilização específica das redes sociais profissionais, o Viadeo e o LinkedIn são os mais indicados. Já no Facebook, o gigante das redes sociais, é difícil fazer negócios, mas uma inscrição rápida é recomendada. Mesmo que isto não leve à criação de uma rede profissional útil e eficaz, você também fará parte da família Facebook! 

Primeira etapa para usar as redes sociais profissionais

É muito simples, basta se inscrever, completar o seu perfil, consultar os outros membros em função dos seus interesses comuns e estabelecer contato com eles.

Uso adequado das redes sociais profissionais

Enriquecer o seu perfil

Para levar outros membros à contatá-lo, é necessário completar o seu perfil corretamente com estudos, qualificações, especialidades, pesquisas, empregos, etc. É aconselhável anexar uma foto, pois as fichas com uma foto são muito mais consultadas. Se você fala outras línguas, adicione um segundo perfil em inglês, espanhol, alemão, etc. Se puder, adicione links para as suas produções digitais, como blogs, artigos, opinião de especialistas, comentários, etc. Peça aos seus contatos para escreverem um depoimento em seu perfil.

Identificar os contatos do seu interesse e contatá-los

As redes sociais profissionais têm motores de busca para facilitar a procura de membros próximos de interesses profissionais. Para encontrar um membro que te interessa, consulte o seu perfil para ver quem ele é, de onde vem, o que procura, em que ele pode te ajudar, e vice-versa. Entre em contato com a pessoa pela plataforma para trocar informações, dicas e, quem sabe, encontrar um interesse comum para os seus negócios. Se resolverem iniciar uma parceria, encontre o esquema tradicional de contato, como telefonar, marcar uma reunião e fechar o negócio.

Qualidade e densidade das suas contribuições

Os lucros que você obterá com essas discussões nas redes sociais profissionais serão oriundos da densidade e da qualidade de suas contribuições. É preciso ter uma abordagem ativa, de busca e de contato. Para isso, no Viadeo, é aconselhável se inscrever nos hubs, grupos de discussão ou de criá-los. 

Compartilhamento e confiança mútua

O conceito de compartilhamento é essencial nas redes sociais profissionais. Nelas, você dá e recebe recomendações, conselhos, sugestões, etc. Estas trocas favorecem a criação de um clima de confiança que, consequentemente, facilitam o contato e as negociações. O mau reflexo é só se interessar pelas redes sociais quando você precisa. É aconselhável utilizar as redes sociais profissionais quando você não precisa e, no dia em que você estiver em busca de oportunidades, as pessoas que você ajudou vão, certamente, te ajudar também. Sem se esquecer de que, quanto mais contatos, mais credibilidade.

Fonte: http://br.ccm.net/
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