sexta-feira, 13 de maio de 2016

Como recuperar seus documentos com o Recuva


Você suprimiu documentos importantes de sua lixeira? Você formatou uma partição sem salvar seus dados pessoais? Recuva é um software gratuito, simples e potente, que talvez possa recuperar seus arquivos. 



Observação: não escreva sobre o disco rígido ou sobre a partição, para não esmagar os dados apagados! Recupere os dados em outro suporte como outra partição, outro disco rígido (interno ou externo), um pen drive, um disco ZIP, etc. Quanto antes você efetuar a recuperação de dados, mais chances você terá de restaurar a integralidade de cada um de seus arquivos. 

Introdução

Recuva é um utilitário para restaurar os arquivos excluídos do seu computador: arquivos vazios da lixeira, e-mails, imagens ou outros arquivos suprimidos, por engano, depois de uma formatação ou de um particionamento do disco. Ele funciona também em pen drives, iPods, cartões memória das câmeras digitais ou dos leitores MP3. Ele é gratuito, em português, leve, regularmente atualizado, e funciona no Windows 8/7/Vista/XP (32 bits e 64 bits). 

Baixar o Recuva

Nesta dica, vamos utilizar a versão portátil do Recuva, mais leve, e que funciona a partir de um suporte externo. Nós o baixaremos em um pen drive para recuperar os arquivos apagados do C:\. Obviamente, adapte este exemplo de acordo com seu caso particular! 

Clique aqui para baixar o Recuva Portátil, pelo site Pirinform (oficial) ou aqui, pelo CCM. Para a versão portátil no CCM, clique aqui. Se o navegador Internet Explorer bloquear o download, basta clicar em Clique aqui para exibir mais opções e escolha Baixar o arquivo. Registre o arquivo diretamente em um pen drive. Clique com o botão direito no arquivo baixado e selecione Extrair aqui. Lance o Recuva.exe

Configurar o Recuva

A janela de boas vindas aparece. Antes de tudo, vamos passar a ferramenta para o português, clicando em Cancelar


Vá nas Opções > Geral


Escolha o idioma Português do Brasil


Na guia Ações, que propõe várias, marque apenas as seguintes: 


Analise aprofundada: faz o scanner ficar lento, mas melhora as chances de recuperação. 
Restaurar a estrutura das pastas: para conservar a arborescência das pastas apagadas.. 
Análise dos arquivos não apagados: para as partições formatadas ou danificadas. 

Buscar e restaurar seus arquivos

A recuperação dos dados é feita em cinco etapas, apresentadas na imagem abaixo: 


Selecione a partição a ser analisada (C:, D:, cartões de memória, pen drive, iPod, etc.) no menu suspenso da esquerda.Escolha o tipo de arquivo a ser recuperado no menu suspenso de direita:Imagens > Música > Documentos > Vídeo > Compactado (ZIP, RAR, 7ZIP, etc.), E-mails. Para buscar todos os tipos de arquivo, deixe este campo vazio. A busca por um nome ou por uma parte de nome também é possível neste campo. Clique em Analisar e espere. Os arquivos encontrados são exibidos com diferentes cores, Verde: arquivos recuperáveis, Laranja: chances de recuperação fraca, Vermelho: arquivos irrecuperáveis, pois já reescritos. Marque os arquivos a serem recuperados. Clique em Recuperar, embaixo à direita, escolha um lugar diferente da partição onde se encontram seus documentos (ex: em um pen drive). 

Você deverá ter paciência, pois a recuperação pode levar horas, dependendo do tamanho dos arquivos e da configuração do seu computador! 

Observação: não se esqueça de fazer uma varredura com o antivírus nos arquivos recuperados.

Fonte: http://br.ccm.net/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.